Programa Jovem Senador 2023 recebe inscrições até o dia 5 de maio
- Detalhes
“Saúde Mental nas Escolas Públicas” é o tema da redação que selecionará os vencedores do concurso
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2023. O período de inscrições se estende até o dia 5 de maio deste ano.
Para participar, primeiro as unidades escolares deverão promover um concurso de redação interno com foco no tema desta edição: “Saúde Mental nas Escolas Públicas”. O regulamento, bem como os materiais para os professores (folha de redação e ficha de inscrição) e o material para o estudante (guia da redação) estão disponíveis no site do programa.
As melhores redações de cada escola deverão ser enviadas para a equipe da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) avaliar e indicar três estudantes que representarão o Estado de Goiás na Semana de Vivência Legislativa, no mês de agosto, em Brasília.
Ao todo, os estudantes participarão de três etapas, sendo que, na fase nacional, a comissão julgadora do Senado Federal selecionará a melhor redação de cada Estado. A partir daí, o estudante se torna o Jovem Senador e tem a oportunidade de apresentar sugestões de projetos.
Sobre o programa
O programa Jovem Senador é promovido anualmente pelo Senado Federal e é direcionado aos estudantes de Ensino Médio da rede pública. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens conhecimentos a respeito da estrutura e o funcionamento do poder Legislativo do país, além de fomentar a consciência política dos jovens, buscando promover avanços e transformações na sociedade brasileira.