Regime de colaboração com municípios será tema de evento da Seduc

Evento on-line será realizado no dia 26 de março e contará com a participação de prefeitos, secretários municipais de Educação, representantes da Seduc e convidados

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) vai realizar um evento on-line, na próxima semana, sobre o regime de colaboração entre Estado e municípios na Educação. Com a participação de prefeitos, secretários municipais de Educação, coordenadores regionais de Educação, representantes do Governo de Goiás e da Seduc, o evento terá como tema “O regime de colaboração e o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem no território goiano”.

O evento será realizado no dia 26 de março, às 15 horas, com duração prevista de 2 horas. Alguns dos preletores convidados são: Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos pela Educação; Cláudia Costin, diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da Fundação Getúlio Vargas; Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil, e Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral, no Ceará.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o objetivo do evento é sensibilizar os prefeitos sobre a importância do pacto com o Estado para um regime de colaboração na Educação.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Estados devem definir formas de colaboração com os municípios na oferta do Ensino Fundamental. Nessa colaboração, deve haver distribuição proporcional de responsabilidades de acordo com a população a ser atendida e os recursos disponíveis no Estado e no município.

“O regime de colaboração já é uma prática do Estado de Goiás. Oferecemos o transporte escolar em conjunto em alguns municípios, e seguimos o mesmo calendário, por exemplo. Mas queremos fortalecer essa colaboração”, afirmou a superintendente da Seduc.

Atualizado às 14:18 de 2/3; a publicação anterior informava a data de 10 de março, a qual foi substituída por 26 de março após alteração da agenda

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 12 do Plano Estadual de Educação (PEE)