Ex-aluno da rede estadual de Goiás é aprovado em primeiro lugar para Medicina na Federal de Sergipe
- Detalhes
João Pedro Barroso Azevedo concluiu o Ensino Médio no Cepi Delcides Ferreira Morais, em Caldas Novas
Ex-aluno da rede estadual de Goiás é aprovado em primeiro lugar para Medicina na Universidade Federal de Sergipe Um ex-aluno de uma escola estadual de Caldas Novas acaba de conquistar o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). João Pedro Barroso Azevedo tem 18 anos e concluiu o Ensino Médio no final do ano passado no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira Morais, em Caldas Novas.
A boa notícia da aprovação chegou com a publicação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta terça-feira (28/03).
Para orgulho ainda maior da família de João Pedro, o curso de Medicina foi o mais disputado da UFS no Sisu 2022, alcançando 791 pontos na ampla concorrência. O candidato goiano cravou 788.33 pontos.
Chromebook do Governo de Goiás
Filho de um odontólogo e de uma professora da rede estadual de Goiás, João Pedro cursou toda a Educação Básica em escolas públicas. Quando decidiu seguir a carreira de Medicina, ele conta que passou a se dedicar com mais afinco aos estudos.
“Posso dizer que minha preparação para o Enem durou cerca de dois anos. Eu comecei no início da 2ª série, em 2021, quando as aulas ainda estavam em regime remoto. Eu estudava cerca de 11 horas por dia”, conta ele, que à época era aluno do período noturno.
Por conta das aulas online, João Pedro lembra que utilizou bastante o chromebook cedido pelo Governo de Goiás. “Foi muito útil para mim, principalmente para ter acesso às aulas gratuitas no YouTube”, acrescenta.
Base teórica
No primeiro ano de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante afirma que se preocupou em construir uma boa base teórica em todas as disciplinas. Já no segundo ano, ele focou em lapidar seus conhecimentos e se aprofundar em algumas áreas importantes para quem buscava uma vaga em Medicina.
Nessa época, ele comenta que realizava um simulado por semana. Cada simulado era composto por 180 questões de várias disciplinas e uma redação. Estudava de segunda a sábado e no domingo, descansava. “Nesse dia, eu não colocava a mão em nada de estudos”, frisa.
Segundo ele, ao final desses dois anos de dedicação intensa, os resultados já foram sendo surpreendentes, fato que o motivou ainda mais e contribuiu para que ele fosse para as provas do Enem extremamente confiante. Para ele, isso fez toda a diferença nos resultados.
Experiência nova
Sobre a mudança para Aracaju, a capital de Sergipe onde fica o Campus da universidade onde ele cursará Medicina, João Pedro diz que aguarda a definição do calendário acadêmico para saber quando serão iniciadas as aulas.
Ele fará a viagem acompanhado do pai, que retornará a Goiânia assim que o estudante estiver bem acomodado na cidade. “Será, com certeza, uma experiência nova para mim; nova cultura e novas amizades...”, conclui ele.