Olimpíada Brasileira de Cartografia propõe a alunos e professores reflexões sobre a importância da Amazônia para o planeta

Competição será realizada em várias etapas durante o ano letivo. Equipes vencedoras viajarão ao Rio de Janeiro em novembro para a fase final do desafio

Escolas da rede estadual com turmas de Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental podem se inscrever na 5ª Olimpíada Brasileira de Cartografia 2023, que tem abrangência nacional e é realizada a cada dois anos.

Cada escola inscrita poderá formar uma ou mais equipes, sendo que cada equipe deverá ser composta por quatro estudantes e um professor.

Nesta edição, a olimpíada terá como tema  “Amazônia no Mapa”. O tema foi pensado para promover uma ampla discussão sobre a importância da Amazônia, considerada a região de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil.

As abordagens dos trabalhos podem incluir a biodiversidade, a preservação da floresta, os avanços do desmatamento, a riqueza hidrográfica ou ainda as questões sociais e econômicas associadas à região.

Desafios teóricos e práticos

A quinta edição da olimpíada propõe aos alunos e professores uma série de atividades inovadoras relativas ao mapeamento de recursos naturais e povos tradicionais, com o uso de geotecnologias.

A competição será realizada em três etapas e cinco fases, com as atividades distribuídas ao longo do ano letivo em desafios teóricos e práticos. A parte prática inclui visitas técnicas, minicursos e prova de corrida de orientação. As equipes vencedoras viajarão para o Rio de Janeiro para participarem das provas eliminatórias no dia 6 de novembro.

Proposta da olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Cartografia foi criada com o objetivo de divulgar a ciência cartográfica e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pelo assunto de forma a fomentar a formação de novos profissionais para a atuação nas áreas de Cartografia e Geotecnologia.

A competição também tem como proposta levar aos professores o conhecimento e as ferramentas inovadoras para um ensino dinâmico e participativo nas três áreas que abrangem o conteúdo cartográfico: Geografia, História e Matemática.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril pelo site http://olimpiadadecartografia.uff.br/obrac-2023/ , onde também pode ser conferido o regulamento.

Ciência e Tecnologia

A olimpíada é promovida por um grupo de nove universidades federais com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).