Governo de Goiás realiza a entrega de 36 novos ônibus escolares

Entrega foi feita nesta terça-feira (21), em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação. Alunos das redes municipal e estadual de 35 municípios goianos serão beneficiados com a chegada dos novos veículos

O Governo de Goiás realizou, na manhã desta terça-feira (21/03), a entrega de 36 novos ônibus do Transporte Escolar. Os veículos, adquiridos com recursos de emendas parlamentares da bancada federal goiana, irão beneficiar estudantes de 35 municípios goianos. Ao todo, o montante de investimentos soma R$ 11,4 milhões.

A cerimônia de entrega contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do vice-governador, Daniel Vilela; e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; além de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores dos municípios beneficiados.

Na oportunidade, Caiado exaltou a parceria firmada com as prefeituras para a realização do transporte dos alunos da zona rural e reforçou a importância de se garantir uma Educação de qualidade em todos os seus aspectos.

“Eu sei o quão importante é cada ônibus desse aqui que está sendo entregue aos prefeitos. É mais um transporte de qualidade, um padrão de excelência e que tem segurança para as nossas crianças serem transportadas e chegarem com dignidade aos colégios. E se os colégios foram arrumados, o transporte também tem que ser arrumado”, reforçou o governador.

No mesmo tom, a secretária de Educação Fátima Gavioli exaltou o trabalho da bancada federal para uma aplicação efetiva dos recursos das emendas. “Os deputados federais estão nos perguntando do que é que as prefeituras precisam, as obras que precisam ser concluídas. E essa é uma ação coordenada para que se evite que se coloque, por exemplo, ônibus onde o prefeito já tem ônibus”, exemplificou Gavioli.

Parceria

Caiado também relembrou os frutos que a parceria entre as esferas do poder Executivo tem rendido à Educação goiana, ressaltando que “nesse gesto de trabalhar de forma conjunta, o resultado é muito melhor”.

Na ocasião, o governador destacou o exemplo do programa AlfaMais Goiás, desenvolvido em regime de colaboração com os municípios e que visa garantir a alfabetização das crianças na idade adequada.

“Hoje, os prefeitos e as prefeitas estão convencidos de que o programa AlfaMais trouxe resultados positivos para o Ensino Fundamental. E já está surtindo efeito no sentido de levar a essas crianças todo um programa, toda uma grade pedagógica que vai manter a continuidade com a nossa parte do Ensino Fundamental – segunda etapa – ou no Ensino Médio”, disse Caiado.

O governador aproveitou ainda para endossar a possibilidade ofertada pelo sistema Transcolar Rural, uma ferramenta que utiliza o georreferenciamento para gestão do Transporte Escolar disponibilizada para adesão das prefeituras no final do ano passado. O sistema, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e implementado pela Secretaria de Estado da Educação, visa otimizar as rotas e os custos com o serviço de transporte.

“Não tem sentido o Governo de Goiás gastar na mesma rota da prefeitura e a prefeitura gastar na mesma rota do governo estadual. Então, é isso que nós pedimos, esse casamento de informações para que, no momento que nós sentarmos, termos condições de dizer quando que a gente tem que participar”, afirmou Caiado.

Participantes

Estiveram presentes o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury;  a gerente do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo; o presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves; o presidente da Associação Goiana de Municípios, Carlão da Fox; e o professor Nilson Nunes, da UFMG; além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e coordenadores regionais de Educação.

Confira a lista dos municípios beneficiados:

-Abadia de Goiás,

-Alto Paraíso de Goiás,