Projeto literário do Cepi Pedro Gomes, em Goiânia, estimula alunos a refletirem sobre suas vidas e suas perspectivas de futuro
- Detalhes
Melhores textos são reunidos em um livro como forma de inspirar outros estudantes a superarem os desafios e continuarem na escola
O sonho da estudante Vitória Cecília da Costa Xavier dos Santos, de 16 anos, é se formar em Medicina e trabalhar em causas humanitárias como integrante da organização internacional Médicos Sem Fronteiras.
Hoje ela é aluna da 2ª série do Ensino Médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, em Goiânia. Mas antes de chegar à instituição de ensino, Vitória conta que não lhe faltaram motivos para pensar em desistir da escola.
“Eu tinha muita dificuldade para aprender; ia ficando para trás na turma e não me sentia bem vinda na escola. Isso me desanimava muito e só piorava a minha situação”, diz ela.
Mas antes de abandonar de vez os estudos, Vitória deu a sorte de conhecer o Cepi Pedro Gomes, uma das instituições de ensino em tempo integral da rede estadual. “Lá foi tudo muito diferente. Já nos primeiros dias me senti acolhida e valorizada e isso melhorou muito minha autoestima. Se hoje estou onde estou, eu devo tudo a essa escola que me acolheu com todo amor e carinho”, acrescenta.
Jovens escritores
Atualmente, Vitória é uma das alunas mais dedicadas e esforçadas de sua turma. E sua história de vida, marcada pela superação, foi um dos relatos selecionados para compor o livro ‘Retratos – Cartas Para o Futuro’, publicado no final do ano passado pelo Cepi como parte do projeto trilhas formativas Jovens Escritores.
Segundo ela, o desejo de participar do projeto surgiu pela oportunidade de poder contar um pouco de sua história e, assim, inspirar outras adolescentes e mulheres. “Sempre acredite nos seus sonhos, independente do que as pessoas falarem para você”, aconselha ela no livro.
Filha única de um casal de servidores públicos, a estudante planeja se formar em Medicina para realizar o grande sonho de trabalhar em prol das pessoas mais necessitadas. Antes disso, ela frisa que sua prioridade será aposentar os pais e garantir uma vida financeira melhor para eles.
Roda de conversa
O livro publicado como parte do projeto Jovens Escritores é dividido em duas partes. ‘Retratos – Cartas Para o Futuro’ traz 28 relatos de vida escritos pelos estudantes. A maioria das histórias é de superação. A segunda parte reúne 35 rimas e poemas. O diretor José Joaquim Gomes Neto explica que os alunos ficam livres para a escolha do gênero textual. “O projeto trabalha a criatividade por meio da produção textual e perpassa muitas dinâmicas, como rodas de Conversa, troca de ideias, leitura, escrita, reescrita. Ao final é feita a lapidação com os melhores trabalhos que vão compor o livro”.
Livro impresso
O diretor do Cepi frisa que a publicação do livro com textos dos alunos é um projeto que já vem sendo realizado há sete anos e surgiu com o intuito de estimular os jovens a expressarem sua visão de mundo e a refletirem sobre suas perspectivas de futuro.
“A ideia nasceu com o propósito de conhecê-los melhor, dando abertura para que eles falassem sobre si, contassem suas histórias de vida e resgatassem a sua identidade”, destaca.
Neto comenta ainda que a iniciativa de reunir o material em uma publicação tem uma grande importância porque cada livro traz relatos pessoais de uma geração que, se não fossem registrados, se perderiam.
A edição de 2022, onde consta o depoimento de Vitória Cecília, foi publicada no final do ano passado. A seleção dos textos foi feita pela professora Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes, de Língua Portuguesa.