Estudante de Goiânia representa a rede pública estadual de Goiás na Olimpíada Brasileira de Linguística

O jovem, matriculado no CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, conquistou a insígnia de pergaminho e segue para a 3ª fase da competição

O estudante Leonel Costa Neves Pimenta, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Hugo de Carvalho Ramos, está entre os classificados para a 3ª etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). O jovem conquistou a insígnia de pergaminho na 2ª fase da competição e se firmou como o único representante da rede estadual de ensino do Goiás na próxima etapa.

“Foi um grande orgulho para nós, do CEPMG, ver o Leonel classificado nessa etapa do concurso de Linguística. Primeiro, pela dificuldade do concurso em si, já que esse processo envolve estudos severos não só de línguas vivas, mas também de línguas extintas”, ressalta o comandante do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, Tenente Coronel Daniel Moreira Galvão.

Segundo o diretor, o estudante está sempre desafiando a equipe gestora e os professores a descobrirem novas competições e olimpíadas do conhecimento. Mas foi um desafio proposto pela escola, ainda nos seus anos iniciais, que instigou o jovem a participar em olimpíadas do conhecimento.

“Meu interesse surgiu quando eu fiz a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e, aí, eu fiquei interessado em saber se não tinha olimpíadas de outras coisas. Eu fui pesquisando, encontrei olimpíadas que me interessavam e comecei a me preparar para elas”, relembra Leonel, que estuda no CEPMG desde o 6º ano do Ensino Fundamental.

Com o tempo, no entanto, as competições adquiriram um novo valor para o jovem, que hoje aproveita as oportunidades para se desafiar. “As olimpíadas têm um nível acima do cobrado para o Ensino Médio, então também auxilia na preparação para o vestibular”, relata o estudante, que pretende cursar Medicina.

A OBL

Criada em 2011, a OBL é um evento aberto e gratuito que estimula os participantes a ampliarem suas habilidades lógico-analíticas e sua visão de mundo. Para isso, a competição utiliza problemas de linguística, que envolvem o desvendamento de línguas e códigos de diferentes culturas e povos.

A competição é composta por quatro etapas. A primeira fase foi realizada de forma on-line, com a resolução de 27 problemas de múltipla escolha. Já a segunda fase foi realizada presencialmente, em Brasília, com a resolução de problemas discursivos.

A terceira fase, para qual Leonel segue agora, é a Escola de Linguística de Outono (ELO). Nessa etapa, os participantes selecionados participam de quatro atividades olímpicas, incluindo a realização de uma prova, a produção de um artigo, atividades de investigação e debates sobre temas linguísticos. “Ele está focado e eu acredito nele, porque ele está bem preparado agora”, afirma Eire Costa, pai de Leonel.

Se classificado, o jovem integrará a delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), competição internacional que reúne estudantes secundaristas de diversos países. A IOL deve ocorrer no mês de julho, na Bulgária.