Governo de Goiás inaugura primeiro Centro de Ensino em Período Integral do município de Goianira

Novo Cepi foi instalado em prédio cedido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Ao todo, R$ 64 mil em recursos do tesouro estadual foram aplicados na reforma da unidade

“Uma escola de alta qualidade”. Foi assim que a estudante Gabriela Alcântara, do 1º ano H, definiu o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Lázara de Fátima e Flores Silva. A unidade escolar, primeira escola de tempo integral do município de Goianira, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (24) pelo governador Ronaldo Caiado e autoridades locais.

O prédio, cedido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) para uso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), recebeu recursos dos poderes estadual e municipal para adequação emergencial da infraestrutura. Ao todo, foram investidos R$ 164 mil em recursos, sendo R$ 64 mil oriundos do Governo de Goiás e R$100 mil da Prefeitura de Goianira.

Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da parceria entre o poder público municipal e o Estado para atender às demandas dos cidadãos, em especial nas áreas da saúde e da Educação.

“Não existe esse negócio de “ah, o governador faz”. Nós temos que mudar a forma como Goiás é governado. Nós todos fazemos porque nós todos temos compromisso com o Estado de Goiás”, afirmou Caiado, ressaltando a relevância da parceria com o prefeito Carlão da Fox para a implementação do novo Cepi no município.

A unidade escolar, que já tem 530 alunos matriculados para o ano letivo de 2021, conta com sala de Informática, sala dos professores, secretaria, diretoria e acessibilidade adequada. Além das salas localizadas no andar inferior do prédio, o Cepi deve contar ainda com um segundo andar cuja reforma deve ser concluída ainda neste ano.

Governador de Goiás inaugura primeira escola de tempo integral em Goianira

Demanda da comunidade
De acordo com a coordenadora regional de Educação de Inhumas, Thaís Aparecida Monturil, a nova escola de tempo integral de Goianira atenderá a uma demanda da comunidade escolar da região, que vinha enfrentando dificuldades em relação ao número de vagas ofertadas. “Além da questão de vagas, nós estamos resolvendo a questão da formação. Não é só colocá-los na escola, mas oferecer para eles um espaço que garanta uma formação de excelência e é isso que a gente espera dessa escola”, ressaltou a coordenadora.

Para o professor Charles Cléio Rodrigues Nascimento, diretor da unidade, o desafio agora é corresponder às expectativas da comunidade, que pela primeira vez terá a oportunidade de matricular os filhos em uma escola de tempo integral. “O prédio é um dos melhores da rede estadual e vai se tornar referência pela qualidade com a qual vai ser ministrado o trabalho. Nós vamos trabalhar para fortalecer os jovens, para eles realmente serem melhores cidadãos e conseguirem realizar os seus sonhos, atuando nas áreas nas quais eles têm aptidões”, afirmou o gestor.

Educação integral
Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a Educação Integral. Segundo ele, a escola em tempo integral não consiste em “apenas colocar a criança na escola de cedo até o fim da tarde”, mas sim em adequar as metodologias de ensino para que os jovens sejam capacitados nos mais diversos aspectos.

“Eu sei o quão importante é uma base bem fundamentada no Português, na Matemática, nos conhecimentos gerais. E uma escola como essa aqui vai, indiscutivelmente, formar as melhores cabeças não só de Goianira, mas do estado de Goiás”, destacou Caiado. “Isso aqui é uma chance que nós estamos dando para uma criança, na escola pública, poder ter uma qualidade de ensino”, disse o governador.

Para o gestor da unidade escolar, que foi um dos responsáveis por atuar junto à comunidade escolar na apresentação da nova escola em tempo integral, a implantação dessa modalidade de ensino em Goianira será um sucesso.

“É um modelo de ensino dinâmico, diversificado e prazeroso. O diferencial é que nós preparamos todos os alunos para a vida em todos os aspectos, para eles serem pessoas mais felizes, capacitadas e que vão atuar na área em que tem, realmente, o dom”, afirmou.

Clube de robótica do Cepi Osório, de Iporá (foto de período anterior à pandemia)
Estudantes do clube de robótica do Cepi Osório, de Iporá (foto de período anterior à pandemia)

Outros benefícios
Além da inauguração do Cepi Lázara de Fátima e Flores Silva, o Governo de Goiás anunciou outros benefícios para os estudantes da rede estadual de Educação.

Os alunos que permanecem em regime especial de aulas não presenciais (Reanp) ou que, pelo rodízio mensal, acompanham as aulas de maneira remota receberão, a partir dessa semana, os kits de alimentação escolar. Composto por gêneros alimentícios básicos, frutas e legumes, o benefício garante a segurança nutricional dos estudantes durante o período em que acompanham as aulas de casa.

Também foram anunciadas a retomada e a conclusão das obras em dois colégios padrão século 21 da rede estadual de Educação. Ao todo, serão investidos pelo Governo de Goiás R$ 7.187.384,34 na conclusão do Colégio Estadual do Residencial São Pedro (R$ 3.533.007,67) e do Colégio Estadual do Residencial Florença (R$ 3.654.376,67).

Participantes
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha Antunes; o superintendente de Infraestrutura, Rodolfo de Oliveira Afonso; o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, Coronel Vilela; o ex-senador Wilder Morais; a vereadora Kátia Alves; o atual presidente da Codego, Renato de Castro; o ex-presidente da Codego, Hugo Cunha Goldfeld; e familiares da ex-professora Lázara de Fátima e Flores Silva (que dá nome à escola), além de autoridades locais e representantes da comunidade escolar e estudantil.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)