Avanço da Educação Especial em Goiás é destaque em Simpósio Nacional de Educação

Detalhes

Chefe da pasta foi uma das painelistas do evento que, nesta edição, aborda os aprendizados e perspectivas da Educação Brasileira
 
A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou, nesta quinta-feira (11/05), de um painel sobre Qualidade da Educação Pública e Controle Externo durante o 5º Simpósio Nacional de Educação (V Sined). Na oportunidade, a chefe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) apresentou os avanços no atendimento aos estudantes que são público-alvo da Educação Especial em Goiás.

Sob a temática “Educação Especial e qualidade da Educação” e mesclando memórias de sua experiência como professora com as leis e normas que norteiam essa modalidade de ensino, a secretária realizou um resgate da história da Educação Especial no país e em Goiás. 

“Evoluímos, aprendemos, caímos, levantamos e conseguimos o fortalecimento de uma escola capaz de atender crianças com necessidades educativas especiais”, enfatizou Fátima Gavioli em sua fala.
A secretária esclareceu ainda sobre a figura do profissional de apoio pedagógico, que é responsável pelo acompanhamento dos estudantes com deficiência matriculados na rede estadual de ensino.

“Goiás não é diferente do Brasil e o aluno com deficiência tem direito ao profissional de apoio. Temos a Lei Estadual que regulamenta a função do profissional de apoio [...] Ele (o profissional) presta um serviço escolar, ajuda na alimentação, na higiene, na locomoção. E esse aluno tem que ter uma deficiência, um laudo que diz que ele precisa desse acompanhamento”, explicou Gavioli, citando a Lei Estadual nº 21.682/2022.

Ao longo do painel, a secretária da Educação também exaltou os investimentos do Governo de Goiás no âmbito da Educação Especial, incluindo a reforma e a ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais.

“Nós temos, na rede, 21.208 crianças com necessidades educativas especiais e a universalização do ensino também está fazendo com que as salas de atendimento educacional especializado (AEE) aumentem de 316 para 400”, indicou a secretária.

Demais painelistas

O painel sobre Qualidade da Educação Pública e Controle Externo contou, ainda, com as falas da professora e pesquisadora Adriana Dragone, da Universidade Federal do Paraná; e do conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho. A mediação foi feita pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristiana de Castro Moraes. 

O Sined

O Sined é uma promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
A programação, que aborda temas relacionados à qualidade da Educação, segue até a próxima sexta-feira (12/11).