Rumo a Recife, estudantes da Rede Estadual participam de campeonato nacional de futebol

Detalhes

Alunos/atletas serão pioneiros em Goiás ao participarem do Campeonato Brasileiro de Futebol Escolar 

Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Peixoto, de Nova Veneza, partem para a capital pernambucana com chances de, também, se classificarem para o Mundial em Marrocos. Após vencerem a Seletiva Goiana Escolar de Futebol deste ano, em Anápolis, e passarem por período de preparação intensa, a delegação segue para disputar o Campeonato Brasileiro, que ocorre dos dias 16 a 23 de maio de 2023.
 
O treinamento dos alunos foi realizado em horários alternativos, após às 18 horas e aos fins de semana, por conta da unidade escolar ser um centro em período integral. Segundo o articulador do Desporto Educacional da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Inhumas, Kelvy Fernandes, o trabalho da técnica e professora de Educação Física, Heloísa Maria, foi muito importante nesta classificação.
 
“Ela utiliza seu horário de folga para aplicar os treinamentos aos nossos guerreiros, sempre adaptando os horários de treinos aos das aulas, porque aqui na CRE-Inhumas o bom de bola também tem que ser bom na escola”, ressalta.
 
De acordo com o articulador, um trato foi feito com os alunos para que pudessem praticar o esporte sem deixar os estudos de lado: “Nosso objetivo é que sejam grandes representantes no esporte e também na Educação, servindo de exemplo e inspiração para os colegas”.
 
A participação ativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), ao incentivar e fomentar o esporte escolar no estado foi destacada na classificação dos estudantes no torneio nacional. “A Seduc/GO não mede esforços para proporcionar as melhores condições para nossos alunos/atletas oferecendo kits de uniformes completos, transporte, alojamento e alimentação. Assim, podendo proporcionar uma experiência de excelência em todas as competições oferecidas pela nossa secretaria”, reforça Kelvy.
 
O articulador também cita o suporte das autoridades neste trabalho. “Destaco o grande apoio da secretária de Educação, Fátima Gavioli, do superintendente do Desporto, Marco Maia, da coordenadora regional  da Educação de Inhumas, Thais Monturil, e da nossa gestora do Cepi José Peixoto, Ana Cristina. Todos não medem esforços em incentivar o Desporto Educacional”.

A competição

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol 2023 é um torneio que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, enaltecendo seus benefícios educacionais e comportamentais, como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.
 
Este evento será classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat/Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023.