Professores de Goiás se destacam nacionalmente no prêmio Educador Transformador 2023

Detalhes

Com projetos pedagógicos inovadores, seis professores do Estado foram selecionados para a fase final da premiação

A rede pública de educação de Goiás foi bem representada na cerimônia de premiação final do prêmio Educador Transformador 2023, realizada em São Paulo no último dia 10 de maio.

Entre os 70 projetos pedagógicos selecionados, seis foram inscritos por professores goianos. Na Categoria Ensino Fundamental II, o destaque ficou com o projeto ‘Robótica na Escola’, desenvolvido pela professora Déborah Rísia da Costa Tavares no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Calumério Rodrigues Galvão, em Campinaçu, interior de Goiás.

O trabalho vem sendo realizado desde o segundo semestre de 2022 com turmas do 6º ao 9º ano e o primeiro resultado prático foi a criação de uma mão biônica usando materiais recicláveis, com base em uma programação de algoritmos simples.

Pensamento científico e crítico

Robótica é uma das disciplinas eletivas ofertadas na unidade escolar e, segundo a professora, durante as aulas ela procura mostrar a “importância do pensamento computacional voltado à resolução de situações-problemas, associadas à promoção do pensamento científico, crítico e criativo”.

Entre os dias 9 e 12 de maio, Déborah esteve em São Paulo para acompanhar a cerimônia de entrega do prêmio Educador Transformador. Durante a estadia na Capital paulista, a professora goiana também participou do Congresso de Educação Bett Brasil, considerada a maior feira de tecnologia educacional da América Latina.

Professores em destaque

Na edição 2023 do prêmio, outros cinco professores das redes pública e privada foram contemplados. Na Educação Infantil foram selecionadas as professoras Leyliane Alves Barbosa Borges (Palmeiras de Goiás) e Flaviana Bárbara de Souza Machado (Silvânia).

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a indicada foi Juliana Patrícia Silva de Faria (Caldas Novas); na Educação Profissional, o classificado foi o professor Gabriel Jorge Ferreira (Itumbiara) e no Ensino Superior, o projeto escolhido foi de Nicolas Magalhães de Oliveira Sousa (Aparecida de Goiânia).

Sobre o prêmio

Promovido em parceria pela Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae nacional, o prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular práticas educacionais inovadoras que envolvam os estudantes na solução dos problemas da sociedade. Podem se inscrever professores da Educação Básica e superior das redes pública e privada.

[gallery ID=286]