Primeiro dia do Bootcamp Low Code é marcado por programação voltada para a criatividade e a inovação
- Detalhes
Evento segue até amanhã (23/05), momento em que estudantes deverão apresentar ideias de softwares usando ferramentas Low Code
Professores e estudantes da rede pública estadual de Educação participaram, nesta terça-feira (23/05), do primeiro dia de atividades do Bootcamp Low Code, em Aparecida de Goiânia. O evento, que está em sua 3ª edição, promove a imersão dos participantes em temáticas relacionadas à inovação, tecnologia e à criatividade em uma espécie de preparatório para a Campus Party.
“Nesses dois dias que a gente vai ficar aqui, vamos fazer um conjunto de vivências em torno do pensamento computacional, em torno da programação, justamente para que esses estudantes tenham condições de treinarem até a Campus Party, porque lá a gente vai para uma disputa”, explica a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Rocha Antunes.
De acordo com ela, toda essa preparação teve início no começo deste ano, quando 56 professores da rede estadual participaram de um curso de programação Low Code, ofertado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Isso é fruto de todo um processo de formação de professores e de estudantes para que a gente desenvolva o pensamento computacional. É todo um trabalho aqui”, enfatizou a diretora pedagógica.
Como forma de dar continuidade a essa formação, o evento traz uma programação repleta de palestras e capacitações voltadas para a criatividade, o desenvolvimento de pitchs e os princípios do método Canvas.
Diversidade
A 3ª edição do Bootcamp Low Code traz, ainda, uma novidade. Pela primeira vez, representantes das escolas estaduais indígenas, quilombolas e militares do Estado de Goiás e das Escolas do Futuro participam do evento.
“Está vindo um público bem mais diverso em relação às duas primeiras edições. Nós temos estudantes das escolas quilombolas, escolas indígenas... Então, acredito que a gente vai ter projetos muito inovadores e que vão além das duas últimas edições”, prevê o pesquisador do CEIA/UFG e palestrante, João Gabriel Junqueira da Silva.
Para a professora Nilca Fernandes dos Santos, gestora do Colégio Estadual Calunga I, do município de Cavalcante, a participação dessas comunidades é sinônimo de visibilidade.
“É maravilhoso! O nosso quilombo tendo visibilidade. É a primeira vez que a gente vem e viemos com três estudantes: uma menina e dois meninos. Eles estão realizando sonhos aqui. Ver eles participando, se enturmando e tomando posse da tecnologia quando a gente vive em uma comunidade que ainda não tem muito desenvolvimento me deixa muito emocionada”, declarou Nilca.
O Bootcamp
Criado em 2022, o Bootcamp Low Code é uma realização do Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc/GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com UFG e com o Sebrae/GO. Ao longo da sua programação, estudantes e professores são divididos em equipes e desafiados a criarem soluções usando ferramentas Low Code.
A 3ª edição do Bootcamp é um preparatório para a Campus Party Goiás 2023, que será realizada entre os dias 07 e 11 de junho, em Goiânia. No evento, os times participarão do Hackathon Low Code, uma maratona de programação exclusiva para alunos das escolas públicas estaduais na qual eles concorrerão a bolsas de iniciação científica.