Metodologia utilizada em Colégio Estadual é tema de apresentação em reunião da Sociedade Brasileira de Química

Educadora apresenta projetos desenvolvidos no Colégio Estadual Jardim Europa, como o de lixo reciclável e o de ação de gases de efeito estufa

A professora Bruna de Araújo Costa representa a rede estadual de Goiás na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), realizada em Águas de Lindóia, no estado de São Paulo. A servidora, que leciona no Colégio Estadual Jardim Europa (CEJE), em Goiânia, ministra o workshop “Química e sustentabilidade: Desafios e oportunidades na formação de pessoas e conexão universidade-indústria” e apresenta iniciativas e projetos que a equipe escolar vem desenvolvendo em consonância com os OQDS (Objetivos da Química para o Desenvolvimento Sustentável) no CEJE.

Bruna é da área de Ciências Naturais e esta é sua segunda participação consecutiva na Reunião. No ano passado, ela participou do evento graças ao trabalho desenvolvido junto a um de seus estudantes. A professora conta que inscreveu o texto do estudante Gabriel Alves de Oliveira no Concurso Nacional de Redação, promovido pela Sociedade Brasileira de Química e que teve como tema as "Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano no Brasil". A produção ficou em 2° lugar na etapa Nacional do concurso.

Devido a isso, professora e aluno participaram da 45° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorreu em Maceió. Na oportunidade, Bruna apresentou aos participantes da área da educação os projetos executados no CEJE, como, por exemplo, o que estava desenvolvendo em uma disciplina relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

“Esta interação possibilitou parcerias e divulgação dos nossos projetos e me fez ser convidada para apresentar o workshop e participar da Sessão Coordenada para divulgar aos demais as ações relacionadas à sustentabilidade”, explica a professora.

Segundo Bruna, as ações apresentadas foram bastante aclamadas pelo núcleo acadêmico-científico presente.

“Isso é muito importante para estimular os estudantes a participar de concursos/olimpíadas/processos seletivos. Além de estimular, cada vez mais, professores a desenvolver projetos em grupo no ambiente escolar”, reforça.

A participação da professora no evento visa divulgar e aperfeiçoar as ações desenvolvidas na escola, formar parcerias e contribuir com a aproximação entre a educação básica pública com o ensino superior e pós-graduação, além de motivar estudantes e docentes, principalmente das escolas públicas. E, conforme a servidora afirma, é de extremo enriquecimento profissional para si.

Projetos

Além de ressaltar a participação e a premiação do estudante Gabriel Alves de Oliveira no Concurso Nacional de Redação da SBQ, a professora também apresentou o projeto “Lixeiras Recicláveis”.

“Esse trabalho é uma forma de divulgar mais a sensibilização da temática com os ODS. Ademais, como nele foi trabalhado o protagonismo juvenil, os estudantes ficam empolgados por verem que participaram de algo que ganhou destaque, o que também pode incentivar outros professores e estudantes a desenvolverem e participarem projetos neste âmbito”, explica.

Outro projeto desenvolvido este ano no CEJE consiste no trabalho com os ODS a partir da temática dos gases de efeito estufa. “Nesta proposta, estou com dois estudantes bolsistas de Iniciação Científica Júnior. Vale ressaltar, que essa bolsa só foi possível pela parceria conquistada por meio da minha participação no congresso do ano passado (45° RASBQ)”, lembra.

De acordo com a professora Bruna, a participação em eventos como a 46ª RASBQ é incentivada pela gestão aberta da escola que possibilita o desenvolvimento de projetos, parcerias e divulgações. Ademais, a Secretaria da Educação motiva também pela divulgação e os incentivos.

O evento

A 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (46 RASBQ) acontece entre os dias 28 a 31 de maio de 2023, no município de Águas de Lindóia, em São Paulo. O objetivo do evento é oportunizar a estudantes, professores e pesquisadores da área de química e de áreas correlatas de todo o Brasil a celebração dos avanços dessas áreas do conhecimento, participando de atividades científicas, culturais e sociais.