Aprender Botânica de forma lúdica: jogo desenvolvido através do Programa GoiásTec auxilia estudantes em Itaberaí-GO

Alunos de escola rural de Santa Rita, povoado do município de Itaberaí, têm a oportunidade de aprender tópico da Biologia jogando

Briófitas, pteridófitas, gimnospermas: como entender essas classificações de plantas apresentadas no Ensino Médio? O professor de Biologia Luiz Primandade, da Escola Estadual Santa Rita, localizada no povoado de mesmo nome, no município de Itaberaí, desenvolveu uma didática embasada em um jogo para ensinar seus alunos acerca deste assunto. A atividade é incentivada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Programa GoiásTec, e tem gerado bons frutos entre os jovens da unidade escolar.

De tema de dissertação de mestrado no IF Goiano (Campus/Urutaí) à realidade, o ‘Jogo Botânico’ conquistou espaço no ambiente escolar das turmas contempladas com o programa na escola rural. Segundo o professor de Biologia, idealizador do jogo, a ideia surgiu, justamente, de sua experiência a partir do GoiásTec, visitando escolas do campo e, também, da necessidade de desenvolver um produto educacional feito a partir de seu mestrado em Ensino para Educação Básica.

Assim, o professor Luiz Primandade apresentou a ideia à professora Luzia Xavier, então mediadora da turma de 2ª série do GoiásTec da Escola Santa Rita, que a abraçou, e com o apoio da Seduc/GO, a ideia de sua dissertação começou a se tornar uma diversão concreta.

“Iniciou-se timidamente com materiais recicláveis, confeccionados pelos próprios estudantes e foi tomando forma o jogo. No ano de 2022, a turma, já na 3ª série, deu sequência ao projeto, em parceria com a 2ª série, que colaborou, neste momento, com testes, pesquisas e questionários”, conta o professor

O ‘Jogo Botânico’ em prática

Depois de dois anos de estudo da parte teórica, pesquisas, testes e ajustes, a fase final foi realizada pelos estudantes com a elaboração gráfica de tabuleiro, cards e peões e a criação de personagens. De acordo com o professor, esses personagens representam a criança, o negro, o idoso e a mulher personificados com as plantas da região.

O ‘Jogo Botânico’ funciona a partir de um tabuleiro, no qual existem 4 tipos de personagens, relacionados aos grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Cada jogador deve percorrer as casas do tabuleiro a partir da linha evolutiva dos vegetais. As cartas, com perguntas sobre Botânica, permitem aos jogadores avançar ou voltar no caminho em busca do conhecimento. O objetivo é chegar ao final do jogo com seu peão acertando o maior número de respostas sobre o conteúdo.

Os personagens foram criados a partir das propriedades dos grupos de plantas estudados na 2ª série do Ensino Médio e possuem características anatômicas destes grupos personificadas com características humanas. Pela cronologia evolutiva tem a Brion, representando as briófitas, o Pteros, representando as pteridófitas, o Giminon, representando as gimnospermas e a Angio, representando as angiospermas.

Valor didático da atividade

O educador reforça que o ‘Jogo Botânico’ é associado ao componente curricular de Biologia do Documento Curricular de Goiás/Ensino Médio (DCGO-EM) e ao desenvolvimento das habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de concentração de Ciências da Natureza.

O desenvolvimento do jogo na escola de Santa Rita é uma realização do projeto GoiásTec com o intuito de estimular que os estudantes da rede pública estadual retratem, com propriedade, o conhecimento adquirido, para além da sala de aula por meio do acesso à uma ferramenta lúdica no seu cotidiano.

A Seduc/GO, por meio do Programa GoiásTec, realizou pesquisas na escola rural de Santa Rita, bem como aplicou questionários aos participantes, promoveu visitas na escola e a construção do protótipo do jogo. A Seduc/GO prepara o material impresso que tem previsão de ser distribuído aos estudantes das escolas estaduais das áreas rurais de Goiás.