“Minha alegria é pensar que em 10 anos essa juventude de Goiás será outra”, diz Caiado ao inaugurar escola em Águas Lindas

Obra de Escola Padrão Século XXI foi retomada pelo Governo de Goiás depois de ser paralisada em 2015 por falta de pagamento. Investimento total é de R$ 3,4 milhões

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (06/06), uma nova Escola Padrão Século XXI, o Colégio Estadual Olavo Bilac, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF). O investimento total na construção da nova sede é de R$ 3,4 milhões, com uma estrutura de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, cozinha com refeitório, pátio coberto multiuso, vestiários, bloco administrativo completo, quadra poliesportiva coberta, além de todos os itens de acessibilidade e prevenção e combate a incêndios.

“Vamos ver aqui pessoas se destacando em várias áreas, melhorando a qualidade de vida das famílias e dos amigos, tudo isso em decorrência de uma educação de qualidade”, disse o governador. Para Caiado, uma escola com essa estrutura vai mudar a realidade local: “Minha alegria é pensar que em 10, 15 anos, essa juventude de Goiás será outra”.

A obra começou em 2013 e foi paralisada dois anos depois, após rescisão contratual por falta de pagamentos à empresa contratada. A atual gestão abriu uma nova licitação para erguer a nova sede do Colégio Olavo Bilac, a quarta escola inaugurada em Águas Lindas nos últimos dois anos. Em 2022, foram inaugurados o Colégio Estadual Cora Coralina e o Colégio Estadual Iris Rezende Machado. Já em 2021, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rocha Leal.

Para o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, a construção de escolas estaduais e municipais é essencial para a qualidade da educação e da vida dos estudantes. “É dar dignidade aos nossos alunos para que sejam pessoas do bem no futuro”, disse o prefeito. “Desde o começo da gestão Caiado, a realidade da educação tem sido outra”, observou o coordenador regional de Educação, professor Francisco Wagner. Ele conta que trabalha na área há 18 anos e, destes, 14 foram passando dificuldades.

Para a aluna Adriana de Oliveira, o novo prédio é um sonho antigo da comunidade escolar. “Como estudante do colégio desde o sexto ano, estou vendo os avanços que garantem para todos um ambiente de aprendizado agradável, inclusivo e moderno”, comentou a aluna.

Ainda na solenidade, Caiado descerrou a placa de inauguração da reforma do Colégio Estadual Piaget, também em Águas Lindas. A obra teve investimento de R$ 500 mil. “Nesses próximos três anos de governo, ainda vamos trabalhar muito, transformando colégios de placa em construções de alvenaria, com padrão de excelência”, disse o governador.

Transformação

A rede estadual de educação vive um período de investimento recorde. Desde 2020, o Governo de Goiás inaugurou 18 novos colégios estaduais Padrão Século XXI. “São momentos como esse que a gente se realiza ao transformar o projeto de vida de centenas de crianças e desenhar a elas um futuro promissor, com dignidade e cidadania. Não conheço outro caminho para as pessoas saírem das dificuldades e limitações que não seja pela educação”, celebrou Caiado durante a inauguração.

Fotos: Lucas Diener

Legenda: Em Águas Lindas de Goiás, governador Ronaldo Caiado inaugura mais uma escola Padrão Século XXI; unidade teve investimento de R$ 3,4 milhões

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás