Período de férias escolares na rede pública estadual de Educação começa neste sábado (01º)

Retorno das aulas ocorrerá no dia 01º de agosto

Primeiro semestre letivo foi finalizado na sexta-feira (30/06), com a realização do Conselho de Classe. Retorno das aulas ocorrerá no dia 01º de agosto

As escolas públicas estaduais de Goiás encerram, nesta sexta-feira (30/06), o primeiro semestre letivo de 2023. A partir dessa data, alunos e professores das 1.000 unidades escolares estarão de férias, período que segue até o dia 30 de julho.

Ao todo, o semestre teve 109 dias letivos, destinados à recomposição e ampliação da aprendizagem dos estudantes. As aulas na rede pública estadual de ensino tiveram início no dia 18 de janeiro, data em que também se iniciou a entrega dos novos uniformes de Educação Física.

Foco no Enem

Com o objetivo de preparar os alunos da 3ª série do Ensino Médio para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), lançou, no início do ano letivo, o “Maratona Revisa”, uma série de atividades e questões relativas aos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa.

A ação integra o projeto “Revisa Goiás”, que disponibiliza materiais didáticos para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A intenção é auxiliar os professores no planejamento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem.

Também voltado ao Enem, a Seduc/GO lançou, em março, o projeto “Redação Nota Mil”, que dispõe aos profissionais da rede estadual materiais específicos para a boa produção de textos. Os itens são ofertados mensalmente, junto com propostas de temáticas da atualidade que podem vir a ser o tema da Redação.

Ao lado da Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Seduc/GO passou a executar o projeto-piloto ‘Atitude Nota 1000’. A iniciativa, implementada em dez unidades escolares das regionais de Educação de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Mineiros, tem o objetivo de preparar os alunos para que alcancem a nota máxima na Redação do Enem.

Além dessas ações, o programa ‘Goiás Bem no Enem’ realiza mais três projetos preparatórios especiais para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que são o ‘Jornal Bem no Enem’, as videoaulas do ‘Terceira Série em Foco’ e os encontros da ‘Onda Goiás Bem no Enem’.

Revisa Goiás tem contribuído para a recomposição da aprendizagem dos estudantes

Segurança Escolar

O primeiro semestre letivo foi marcado, ainda, pelo reforço na segurança escolar. Após os trágicos acontecimentos em uma escola pública de São Paulo, a rede estadual de Educação teve ampliadas as medidas de segurança em suas unidades, integrando o uso de detectores de metal no cotidiano escolar. A medida integra a Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar e representou investimentos de R$ 1,8 milhão do Governo de Goiás.

Além dos novos equipamentos, a campanha ‘Todos pela Paz’ realizou ações pedagógicas e palestras conscientizadoras nas unidades escolares com o objetivo de promover a cultura da paz e não-violência. A ação conjunta contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO)/Seção Goiás; do Ministério Público de Goiás (MP/GO); da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO); do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO); e, do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sepe) de Goiânia.

Uso dos detectores de metal foi uma das medidas de segurança adotadas

Novos professores

Neste primeiro semestre, foram convocados 1.262 candidatos aprovados no concurso de professor nível III, do quadro permanente do Magistério da Seduc/GO. Os novos servidores vão atuar na rede pública estadual de ensino que, atualmente, conta com mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás.

No final de maio, os 315 convocados na primeira turma tomaram posse e entraram em efetivo exercício. A previsão é que, no mês de julho, outros 315 tomem posse e iniciem o segundo semestre letivo em sala de aula. No dia 31 de julho, os professores retornam às escolas para realização de trabalho coletivo. Já no dia 1º de agosto será a vez dos estudantes retornarem às salas de aula. (Texto: Ana Carolina Jobim/ Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Solimar Oliveira)