Seduc produz material formativo sobre nivelamento no contexto escolar
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Os professores e gestores das escolas em tempo integral da rede estadual de ensino contam agora com mais um material formativo, desta vez sobre nivelamento. Com o título “Nivelamento: um olhar equânime sobre a aprendizagem”, o material foi elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Integral, com colaboração do Instituto Sonho Grande.
O conteúdo define o conceito de nivelamento, sua importância, intencionalidade pedagógica e quais estratégias didáticas a sustentam. Também aborda o processo de aprendizagem, a avaliação e a equidade no contexto educacional. O material apresenta, ainda, uma proposta de Plano de Nivelamento que vai auxiliar os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) a realizarem o nivelamento de suas turmas.
Nivelamento X Reforço escolar
Segundo o material, “podemos entender nivelamento como uma metodologia que visa promover o desenvolvimento de habilidades básicas não desenvolvidas em períodos anteriores ao da série/ano em curso”. A diferença entre nivelamento e reforço é que, neste último, uma base já está consolidada e o objetivo é apenas torná-la mais forte e resistente. No nivelamento, a base está fragilizada e precisará ser desenvolvida.
O nivelamento educacional é dividido em três etapas: avaliação diagnóstica (avaliações qualitativas e quantitativas para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes habilidades), execução do nivelamento (agrupamento dos estudantes, definição de estratégias e realização das atividades de nivelamento) e avaliação cumulativa (avaliação para indicar se as atividades de nivelamento surtiram efeito ou não).
Para acessar o material, baixe o documento abaixo: