Governo de Goiás anuncia mais R$ 119,5 milhões de investimentos na rede estadual de ensino

Recursos foram destinados à implantação de 12 Salas Multissensoriais e na aquisição de tablets, chips de celular, materiais esportivos, equipamentos para cozinhas e renovação da frota de veículos

No aniversário de 296 anos da antiga Capital do Estado, quem recebeu um grande presente foi a rede estadual de ensino. Durante encontro com coordenadores e coordenadoras regionais no Colégio Estadual Lyceu de Goyaz Alcide Jubé, o governador Ronaldo Caiado anunciou mais R$ 119,5 milhões de investimentos para a educação.

Na lista de novos benefícios estavam 410 mil chips de celular, 129 novos veículos, 28 mil tablets, 12 Salas Multissensoriais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de materiais esportivos e equipamentos para a merenda escolar.

Os chips de celular fazem parte do programa Conectividade, lançado pelo governador no mês de maio, em Caldas Novas, com o intuito de garantir aos alunos e professores acesso à internet de boa qualidade. Para a Regional de Goiás foram entregues 5.195 chips, que vão beneficiar comunidades indígenas e quilombolas ou em situação de vulnerabilidade social.

Já os tablets chegarão às mãos dos professores para auxiliar no planejamento dos conteúdos e na elaboração de aulas mais dinâmicas e interativas. Foram contemplados professores das redes estadual e municipais de Araguapaz, Aruanã, Buriti de Goiás, Cidade de Goiás, Faina, Mossâmedes, Mozarlândia e Sanclerlândia.

Sala multissensorial

Para atender alunos do ensino especial, o Governo de Goiás investiu R$ 3 milhões na aquisição de 12 Salas Multissensoriais. Cada sala conta com comandos de inteligência artificial e tecnologia 6 D para oferecer diversos recursos terapêuticos destinados à reabilitação de crianças e jovens com transtornos de neurodesenvolvimento.

A primeira delas foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta terça-feira (25/07) no CEPMG João Augusto Perillo. O colégio tem 26 estudantes matriculados no ensino especial e, de acordo com seu diretor, capitão Adinan José Santana, funcionará como um polo, recebendo também alunos da rede municipal da região.

A secretária Fátima Gavioli destacou que as novas salas são a continuidade do processo de inovação das salas de AEE. “Neste ano estamos investindo na tecnologia para avançar ainda mais. Agora vamos formar os professores para garantir o máximo aproveitamento de todos esses recursos”.

Materiais esportivos

O Governo de Goiás também fez investimentos de R$ 27,2 milhões na aquisição de novos materiais esportivos para as aulas de Educação Física e na compra de equipamentos para uso nas cozinhas das unidades escolares. Os recursos foram destinados ainda à renovação da frota da Seduc Goiás. Dos 129 novos veículos, 40 deles foram entregues às Coordenações Regionais de Educação. No dia 25/07, os automóveis foram entregues simbolicamente às CREs de Jussara, Itapuranga, Itaberaí e Goiás.

A secretária Fátima Gavioli frisou que os novos investimentos são fruto da economia que tem sido feita com a otimização da gestão. “Em 2019, o governador fez um compromisso conosco de que tudo que fosse economizado na educação, ficaria com a educação. E ele tem respeitado sua palavra”, ressaltou.

O governador Ronaldo Caiado afirmou que a educação goiana avançou muito nos últimos quatro anos e meio. “Fizemos grandes investimentos em reformas, construções e ampliações. Compramos equipamentos para cozinhas e laboratórios, distribuímos computadores, uniformes e materiais didáticos. Criamos o Bolsa Estudo. E tudo isso com um único intuito: preparar melhor nossos estudantes e vê-los terminando uma faculdade ou curso técnico e se destacando no mercado de trabalho”.

[gallery ID=313]