Governo de Goiás lança Programa de Educação Socioemocional para os estudantes da rede pública estadual
- Detalhes
Por meio de palestras, rodas de conversas e diálogos, profissionais irão trabalhar o programa nas escolas
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em parceria com o Instituto Hortense, lançou, nesta quarta-feira (02/08), o Programa de Educação Socioemocional, que será trabalhado em toda a rede pública estadual de ensino.
O programa, que deve começar ainda em agosto, fará um estudo socioemocional com o objetivo de identificar, avaliar e trabalhar os comportamentos com vistas a potencializar as habilidades socioemocionais dos alunos das escolas públicas estaduais.
Para atender os alunos, o Instituto Hortense contratou 83 psicólogos e 40 assistentes sociais. Além da contratação, a empresa também é responsável pelo treinamento destes profissionais, que ocorrerá no formato presencial.
Como explica a diretora executiva do Instituto, Cinthia Borges, o objetivo é fomentar a educação socioemocional, ajudando os estudantes a desenvolverem suas competências. "Empatia, comunicação, liderança, trabalho em equipe são os atributos que os profissionais trabalharão nas escolas", ressalta.
A ideia é atender os alunos da rede estadual em todo o Estado e, de acordo com Cinthia Borges, para as ações, primeiramente o profissional irá até à unidade escolar para um diagnóstico. Após a análise, o profissional fará as intervenções mensalmente. "Assim conseguiremos ajudar, de forma precisa, na compreensão das emoções dos estudantes e, consequentemente, no seu desempenho escolar", explica a diretora executiva.
Metodologia EAI Educa
A metodologia adotada pela Seduc/GO e o Instituto Hortense é a EAI Educa, que busca trabalhar a emoção, o aprendizado e a inteligência dos estudantes. Com isso, os alunos e professores da rede estadual receberão livros e materiais de apoio com conteúdos socioemocionais.
De acordo com o superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson, o objetivo do programa não é atender os estudantes individualmente, mas, sim, trabalhar em ação conjunta as relações dos estudantes e colegas. (Texto: Isadora Ribeiro / Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Solimar Oliveira)