Professores da rede estadual iniciam especialização com ênfase em Projeto de Vida e Tecnologias Digitais

Detalhes

Formação visa atender demandas dos profissionais da rede e aos desafios encontrados nos processos de ensino e aprendizagem

 

Mil professores da rede pública estadual de Educação iniciam, na segunda semana de agosto, o primeiro módulo das pós-graduações em Educação Contemporânea. Ao todo, 500 cursistas farão a especialização com ênfase em Projeto de Vida e 500 irão se especializar em Tecnologias Digitais.

 

Os cursos são resultantes de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) e o Instituto Ânima e foram estruturados a partir das necessidades dos professores da rede estadual e das competências definidas no Documento Curricular para Goiás (DC-GO).

 

A diretora executiva do Instituto Ânima, Daniele Paz, explica que a construção da estrutura curricular do curso contou com a participação direta dos docentes. Na Virada Docente, realizada em maio, professores da rede estadual puderam apresentar suas necessidades formativas e os desafios encontrados nos processos de ensino e aprendizagem.

 

“O resultado de todo esse trabalho é a identificação de temas que farão parte das unidades curriculares da especialização, proporcionando aos professores uma oportunidade de atualização e aprimoramento profissional”, esclarece Daniele Paz.

 

Estrutura em módulos

Cada curso será composto por três módulos. O primeiro módulo será de conhecimentos específicos, relacionados ao tema de cada especialização. O segundo será um módulo comum, no qual todos os cursistas terão acesso a conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Já a o terceiro módulo será constituído por disciplinas eletivas, pensadas a partir das demandas formativas mapeadas durante a Virada Docente.

 

Os três módulos totalizam uma carga horária de 380 horas, estruturadas em momentos síncronos e assíncronos. Os encontros síncronos serão semanais, com duração de 2h30. Já nos momentos assíncronos os professores terão acesso a materiais pensados à luz da neurociência em Educação.

 

No decorrer da especialização, os cursistas terão acesso, de forma pioneira, à nanocertificação. Isso significa que, ao final de cada módulo cursado, o professor receberá uma certificação intermediária. Desse modo, cada unidade curricular corresponderá a certificado de 30 horas e, cada módulo, a 120 horas. Já a conclusão dos três módulos corresponderá a um certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação.

 

“Ao completarem o curso, os professores estarão munidos de um repertório diversificado de estratégias de ensino e aprendizagem. Esperamos que estejam preparados para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente para as competências que favoreçam a etapa do ensino de forma efetiva, estimulando mudanças significativas em seus conhecimentos, habilidades e atitudes”, antevê Daniele Paz.

 

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