Educação Colaborativa foi tema do 1° Encontro Formativo do AlfaMais Goiás, realizado pela Secretaria Estadual da Educação

Evento reuniu mais de 300 coordenadores regionais, secretários e gestores municipais da Educação para o debate sobre “Gestão em Regime de Colaboração no Estado de Goiás”

Na última terça-feira (15/08), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promoveu o 1° Encontro Formativo do Ciclo de Formação Continuada, com a temática “Gestão em Regime de Colaboração no Estado de Goiás”, do Programa AlfaMais Goiás.

Na ocasião, secretários municipais, gestores e coordenadores regionais puderam acompanhar a palestra de Fernando Abrucio, conselheiro da organização não governamental (ONG) Todos pela Educação, acerca da Governança Colaborativa na Educação.

Além de conselheiro da ONG, Fernando é cientista político, professor universitário e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com formação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Também é colunista do jornal “Valor Econômico”, apresentador da Rádio CBN São Paulo e autor de livros voltados à política e docência.

Colaboração como peça-chave na Educação

A palestra de Fernando Abrucio sobre Governança Colaborativa na Educação foi destaque no evento. Segundo o pesquisador, o conceito geral do termo é que “o governo estadual de Goiás não melhorará a Educação sem os municípios e os 246 municípios não melhorarão sua Educação sem estarem aliados ao estado”. De acordo com ele, é necessária uma centralidade de colaboração entre os estados e municípios.

Fernando Abrucio apontou, ainda, que a Educação dá certo a partir de profissionalização adequada, com profissionais cada vez mais qualificados. Para ele “o fator humano é central na Educação”. Também destacou a necessidade de um modelo organizacional que funcione bem. “A Educação precisa se ver com articulação entre várias partes, com uma organização sistêmica. A secretaria, a escola, o professor, o diretor não existem sozinhos. A Educação é um conjunto de articulações sistêmicas, que envolva uma governança colaborativa”, afirmou.

Fernando também destacou a Colaboração envolvendo a Intersetorialidade, citando como exemplo o enfrentamento da evasão escolar de alunos entre 15 e 19 anos. “Para que o Ensino Médio dê certo é necessária a articulação da política educacional com áreas que trabalham com esporte, trabalho e cultura, temas de interesse dessa faixa etária”, disse.

O palestrante terminou sua fala abordando o objetivo da Educação que, na visão dele, consiste em aprender e ensinar sempre, com maior envolvimento social: “É importante construir uma Educação com menos hierarquia e mais foco em aprendizagem e colaboração”.

Encontro positivo

Entre os participantes do evento, Deuselina de Paula Martins, secretária municipal de Educação de Porteirão/GO, fala sobre a importância desses encontros e do assunto tratado para os profissionais da Educação. “A Educação precisa de muitos colaboradores, desde o Governo até os pais, precisa que todos tenham o mesmo objetivo, estejam engajados em colaborar uns com os outros para que dê resultados”.

A secretária de Educação de Porteirão complementa dizendo que o resultado esperado é a aprendizagem, que vem em grande parte do professor, da motivação de ensinar. “Porque às vezes ensinar o conteúdo é fácil, mas ensinar a criança a querer aprender é difícil”, conta a gestora.  Deuselina tem 35 anos de experiência na Educação, já tendo atuado na rede estadual de Goiás e municipal de Porteirão. Este foi o primeiro evento do AlfaMais que participa e pretende estar nos outros encontros que serão realizados.

Início de um ciclo de encontros formativos

O intuito da realização destes encontros formativos do AlfaMais Goiás é fortalecer e aprimorar as ações entre o estado e os municípios goianos neste programa que tem foco na Alfabetização.

Esta é uma iniciativa que, segundo a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, visa reforçar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, relacionando sua implementação ao estreitamento e trabalho colaborativo entre Secretaria Estadual e secretarias municipais de Goiás.

Os encontros formativos também marcam a instauração do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso – CEEC. Serão, ao todo, cinco eventos, que deverão ser realizados até o mês de dezembro de 2023.

(Texto: Amanda Dutra / Comunicação Setorial da Seduc/GO – Fotos: Solimar Oliveira)