Em Brasília, secretária da Educação destaca boas práticas de gestão implementadas na Educação goiana

Fátima Gavioli foi uma das painelistas no XII Congresso Consad de Gestão Pública, oportunidade em que falou sobre ações implementadas na Educação de Goiás

A implementação da Agenda Goiana Integrada para Resultados (Agir) no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) e a execução da Semana Estadual de Orientação Vocacional na Rede Estadual de Educação estão entre as temáticas abordadas pela secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, durante o XII Congresso Consad de Gestão Pública. A chefe da pasta foi uma das participantes do evento, realizado em Brasília, integrando o painel sobre as “Boas Práticas na Administração Pública e Rede CLP”.

Na oportunidade, Fátima Gavioli destacou ações implementadas na Educação pública estadual desde que assumiu a secretaria e que tem possibilitado uma gestão mais efetiva e eficiente. Uma das ações é a criação da Agir, uma ação integrada que possibilita o monitoramento das ações e projetos executados no âmbito da Seduc/GO.

“É uma ação semanal e é aberta para as 40 coordenações regionais de Educação do Estado. Nela acompanhamos avaliações, frequências, atestados com a intenção de realmente fazer esse "exame de imagem" da rede. Isso tem funcionado e tem nos dado condições de fazer com que o dinheiro seja bem aproveitado”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com Gavioli, esse acompanhamento realizado pela Agir foi o que possibilitou a eficácia de programas como o Reformar Goiás, que permitiu a realização de reformas e pequenos reparos nas 998 unidades escolares da rede pública estadual.

Oportunidades para os jovens

Outra temática abordada no painel foi a criação de oportunidade para os jovens e a preparação para o mundo do trabalho.

Para a secretária, a criação e a execução da Semana Estadual de Orientação Vocacional “Conhecendo as Profissões” têm possibilitado que os jovens de Ensino Médio da rede estadual de Educação conheçam as oportunidades de carreiras, empregos e profissões.

“Tudo isso é possível quando você trabalha com todas as secretarias de Governo. Quando você tem todos os secretários voltados para a Educação, não tem outro resultado se não o sucesso”, enfatizou Gavioli na oportunidade.

No decorrer do painel, a secretária também citou o Programa AlfaMais Goiás, executado em regime de colaboração entre estado e municípios. Segundo ela, o programa criado sob a consultoria da Associação Bem Comum chega para fortalecer a Educação de Goiás, preparando o estudante desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“O Estado chegou aonde achamos que deveríamos chegar em relação ao Ensino Médio. Então ‘voltamos os olhos’ para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, agora, estamos abraçados com os prefeitos em prol da Alfabetização”, disse Gavioli.

Goiás em destaque

Durante o XII Congresso Consad, foi feita a divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. A ferramenta, desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avalia os Estados brasileiros a partir de 10 pilares: segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

Nesta edição, Goiás recebeu o Prêmio Destaque Crescimento, sendo o primeiro colocado no Brasil no quesito Potencial de Mercado e ocupando a 7ª posição entre as 27 unidades da federação no ranking geral.

Demais agendas

Além da participação no XII Consad, a secretária de Educação de Goiás representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) durante o Seminário de Divulgação de Resultados do Programa Aprender Valor, realizado no Banco Central do Brasil nesta quarta-feira (23/08). Na oportunidade, o Colégio Estadual César Alencastro Veiga, de Trindade, ganhou o prêmio de R$ 10 mil pelo destaque na execução do projeto de Educação Financeira.

Na mesma data, a secretária e a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Gisele Faria, acompanharam a cerimônia de instalação do Grupo de Trabalho pela Primeira Infância no Palácio do Planalto. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Alexandra Rita)

[gallery ID=324]