Colégio Estadual de Trindade é destaque no Programa Aprender Valor
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Colégio Estadual César Alencastro Veiga foi destaque na categoria “Participação na Avaliação de Impacto” e recebeu prêmio no valor de R$ 10 mil. Cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (23/08), em Brasília
O Colégio Estadual César Alencastro Veiga, localizado no município de Trindade, foi um dos premiados na edição 2022 do Programa Aprender Valor. A unidade escolar, estreante no programa, se destacou na categoria “Participação na Avaliação de Impacto” e recebeu um prêmio no valor de R$ 10 mil.
O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que visa estimular o desenvolvimento da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nas escolas públicas brasileiras. Para isso, o programa oferece formação específica para diretores e professores, além de um conjunto de projetos escolares de Educação Financeira integrados aos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas a serem implementados em sala de aula.
A cada ciclo do programa, os estudantes de Ensino Fundamental participantes são submetidos a avaliações de aprendizagem de Letramento Financeiro, Língua Portuguesa e Matemática, que visam verificar o nível de desenvolvimento das competências e habilidades apresentadas.
De acordo com a gestora do Colégio Estadual César Alencastro Veiga, Tânia Avelino, a implementação do programa surgiu com a intenção de criar oportunidades para os estudantes de Ensino Fundamental da unidade escolar.
“Cotidianamente, a nossa escola busca participar de todos os projetos apresentados pela Secretaria de Estado da Educação. Fazemos isso por acreditar que os nossos alunos merecem o melhor em se tratando de educação escolarizada.
Sentimos uma imensa alegria em receber a notícia de que Colégio Estadual César Alencastro Veiga havia sido classificado na edição deste ano. Sabíamos que, ao desempenhar um trabalho de excelência, iríamos colher bons frutos”, relata a diretora sobre a experiência.
Cerimônia de premiação
A cerimônia de divulgação dos resultados foi realizada nesta quarta-feira (23/08), no auditório do Banco Central, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.
Na oportunidade, a secretária destacou o impacto social do programa, que oferece uma preparação para o consumo e para uma melhor gestão financeira no futuro. Para ela, as competências e habilidades trabalhadas no programa permitirão que “tenhamos, no futuro, um público mais bem preparado para lidar com as estratégias de consumo”.
Além da secretária, participaram da cerimônia o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Costa; a coordenadora-geral substituta de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação, Daiane Andrade; o diretor do Departamento de Projetos e de Políticas de Direitos Coletivos e Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tomaz Disitzer; a diretora executiva do CAEd, Lina Kátia; a dirigente municipal de Educação de Igarassu/PE, Andreika Amarante; e o diretor Executivo do Fundo Garantidor de Créditos, Daniel Lima.
Outras duas escolas de Goiás também foram premiadas na ocasião: a Escola Municipal Arminda Mattos, de Valparaíso, que foi destaque na categoria “Engajamento de escolas”; e a Escola Municipal Jardim das Acácias, de Padre Bernardo, destaque na categoria “Engajamento de professores em projetos escolares”. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Raphael Ribeiro/BCB)