Iniciativa que premia projetos inovadores na área da educação está com inscrições abertas

Detalhes

Prêmio LED – Luz na Educação incentiva e dá visibilidade para ações e projetos pedagógicos comprometidos com a melhoria da educação brasileira

Atenção alunos e professores da rede estadual de ensino. Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Led – Luz na Educação, criado com o objetivo de reconhecer e divulgar iniciativas inovadoras na área da educação.

Podem participar estudantes que estejam envolvidos com projetos que impactam suas comunidades, educadores (com ou sem vínculo com instituições de ensino), empreendedores comprometidos com a difusão de uma boa educação, organizações públicas ou privadas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação e criadores de conteúdo para internet com foco educacional.

O prêmio Led faz parte das ações do Movimento Led, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de setembro pelo site www.movimentoled.com.br, onde também pode ser encontrado o formulário de inscrição.

Premiação

Na edição de 2024 serão entregues mais de R$ 1,5 milhão em prêmios. O valor será distribuído entre seis ganhadores de três categorias: Educação Básica, Educação Profissional/Técnica e Educação não Formal. Também será premiado com R$ 300 mil o estudante selecionado na categoria Desafio Led – Me dá Uma Luz aí. A festa de premiação dos vencedores será realizada em abril de 2024.

O processo de escolha dos trabalhos inscritos será realizado em quatro etapas, que inclui seleção (a partir dos formulários e vídeos enviados); avaliação inicial das iniciativas; entrevistas e auditoria (quando serão indicados até 15 semifinalistas nas três categorias) e, por fim, será feita uma avaliação pelo júri.

Proposta

O Prêmio LED – Luz na Educação surgiu com o propósito de mapear, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro principais pilares, que são a Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico.

Nas duas últimas edições, foram realizadas mais de 5 mil inscrições de estados como Goiás, Amazonas, Bahia, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. (Maria José Rodrigues/Foto: Divulgação)