Seduc Itinerante: secretária visita Iporá para reunir-se com gestores da regional
- Detalhes
A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, visitou, nesta quinta-feira (11/2), a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Iporá. Na Escola Estadual Israel Amorim, a secretária reuniu-se com gestores da regional, ouviu suas demandas, respondeu a questionamentos e deu orientações.
A ação faz parte do projeto Seduc Itinerante, que tem o objetivo de aproximar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) da comunidade escolar nos diferentes municípios goianos. Desde o início de 2019, a Seduc visitou 15 CREs e pretende ir a todas as regionais até o final de 2022.
Feedback sobre programas Reformar e Equipar
Durante a reunião, os gestores agradeceram a Seduc e o Governo de Goiás pelos programas Reformar e Equipar, que mudaram a realidade estrutural das suas unidades escolares. “Jamais recebemos essa quantidade de benefícios”, afirmou o diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Joelton Oliveira, que é gestor na unidade desde 2003.
“A escola estava precisando muito. Na minha escola, as duas verbas do Reformar fizeram uma diferença enorme. A gente priorizou as salas de aula, que é o ambiente em que os alunos passam mais tempo, e a entrada da escola. Agora, no Reformar II, a gente conseguiu melhorar a ambientação e a jardinagem, que é muito importante também”, relatou a gestora do Colégio Estadual Professora Analícia Cecília B Silva, Cleonice Ivanildes.
Colaboração dos gestores de Iporá
Junto aos gestores de Iporá, a secretária compartilhou um pouco da sua história e da sua carreira, bem como os desafios que enfrentou quando assumiu a Seduc. Fátima Gavioli também inteirou os diretores sobre a situação econômica do Estado e pediu a colaboração dos gestores.
“Estamos vivendo um momento de contenção de gastos. Uma torneira pingando na sua escola, um vaso sanitário com uma caixa jorrando água, é prejuízo. Uma conta de energia em que você desliga o ar-condicionado na hora do almoço, e volta a ligar à tarde, já ajuda. Todo mundo ajuda. E tudo que se economiza na Educação volta para a Educação”, recomendou a secretária.
Fazendo uma retrospectiva dos últimos dois anos, a secretária mostrou para os gestores como algumas ações de economia desencadearam na liberação de recursos para melhoria nas escolas. O reordenamento das unidades, a saída da Seduc de um prédio alugado e o combate à corrupção foram determinantes para que a Educação pusesse suas contas em dia e otimizasse a utilização dos recursos financeiros e de pessoal.
Sobre a regional de Iporá
A CRE de Iporá possui 17 unidades escolares, dentre as quais três são de tempo integral, uma é colégio militar e outra é de Ensino Especial. Localizada no sudoeste goiano, a regional engloba oito municípios: Iporá, Amorinópolis, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Israelândia, Jaupaci e Palestina de Goiás.
Leia mais:
Em Iporá, rádios dão voz à Campanha ‘Somos Todos Família na Educação’