Alunos de escolas estaduais de Rio Verde colaboram para a reciclagem de quase 200 toneladas de resíduos durante gincana

Detalhes

As três escolas participantes reuniram cerca de 191 toneladas de resíduos sólidos, que foram destinados para cooperativas de reciclagem do município 

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Ribeiro Carneiro, em Rio Verde, alcançou o primeiro lugar na 1ª Gincana Coopera Recicla, realizada no mês de agosto. Os alunos participantes alcançaram um total de 515.150 pontos na disputa com outros dois colégios estaduais da cidade: Eurico Veloso (431.200) e Manoel Ayres (245.900).

Segundo o presidente da Cooperativa de Reciclagem de Rio Verde (Coop-Recicla), Divino Teles Guimarães, os estudantes contribuíram com a reciclagem de cerca de 191 toneladas de resíduos sólidos urbanos. Somente de óleo de cozinha, foram recolhidos quase 9 mil litros. “O resultado foi tão surpreendente que tivemos que cancelar, por enquanto, a realização de uma nova gincana, com tanto de produto reciclado”, ressalta ele. 

Fundador da Coop-Recicla, Divino destaca que a entidade está recebendo cerca de R$ 80 mil com a gincana de reciclagem realizada pelos alunos. Esse dinheiro ajudará as 80 famílias integradas à cooperativa.

Para o presidente, os benefícios da iniciativa vão além dos recursos financeiros. “A escola pode ser indutora para a melhoria da cultura da reciclagem nos municípios”, destaca Divino. 

Parceria

A 1ª Gincana Coopera Recicla foi realizada em parceria com a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde e Cooperativa Coop-Recicla com o apoio do Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas do Brasil/Goiás). 

As cooperativas que estiveram à frente da promoção da gincana sustentável foram a Comigo, Sicoob Credi-Rural e Sicoob Empresarial.