Alunos de escolas estaduais de Rio Verde colaboram para a reciclagem de quase 200 toneladas de resíduos durante gincana
- Detalhes
As três escolas participantes reuniram cerca de 191 toneladas de resíduos sólidos, que foram destinados para cooperativas de reciclagem do município
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria Ribeiro Carneiro, em Rio Verde, alcançou o primeiro lugar na 1ª Gincana Coopera Recicla, realizada no mês de agosto. Os alunos participantes alcançaram um total de 515.150 pontos na disputa com outros dois colégios estaduais da cidade: Eurico Veloso (431.200) e Manoel Ayres (245.900).
Segundo o presidente da Cooperativa de Reciclagem de Rio Verde (Coop-Recicla), Divino Teles Guimarães, os estudantes contribuíram com a reciclagem de cerca de 191 toneladas de resíduos sólidos urbanos. Somente de óleo de cozinha, foram recolhidos quase 9 mil litros. “O resultado foi tão surpreendente que tivemos que cancelar, por enquanto, a realização de uma nova gincana, com tanto de produto reciclado”, ressalta ele.
Fundador da Coop-Recicla, Divino destaca que a entidade está recebendo cerca de R$ 80 mil com a gincana de reciclagem realizada pelos alunos. Esse dinheiro ajudará as 80 famílias integradas à cooperativa.
Para o presidente, os benefícios da iniciativa vão além dos recursos financeiros. “A escola pode ser indutora para a melhoria da cultura da reciclagem nos municípios”, destaca Divino.
Parceria
A 1ª Gincana Coopera Recicla foi realizada em parceria com a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde e Cooperativa Coop-Recicla com o apoio do Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas do Brasil/Goiás).
As cooperativas que estiveram à frente da promoção da gincana sustentável foram a Comigo, Sicoob Credi-Rural e Sicoob Empresarial.