Estudantes da rede estadual de Jussara se destacam em projeto ligado à Robótica Escolar

Trabalhos dos alunos do Cepi Dom Bosco e do CEPMG Maria Tereza Garcia Neta Bento foram mostrados na exposição AgroShow de Jussara

Robótica Escolar é um tema que integra a rotina de grande parte das turmas do Ensino Fundamental II da rede pública estadual de Goiás. No fim de agosto (31/08), estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Bosco e do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Maria Tereza Garcia Neta Bento, de Jussara, apresentaram diversos trabalhos tecnológicos da área no primeiro AgroShow da cidade de Jussara, no interior do estado. O evento contou também com exposições estudantis de Química, Biologia e Artes.

As exposições dos alunos do Cepi Dom Bosco são originárias do projeto Robótica Educacional, desenvolvido no próprio colégio e coordenado pelo professor Carlos Júnior. A escola foi convidada a participar do estande da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Jussara, demonstrando as boas práticas desenvolvidas no Cepi.

Segundo o prof. Carlos, o projeto é voltado para os estudantes do Ensino Fundamental de 7º, 8º e 9º anos, e é desenvolvido durante todo o ano. “Iniciamos em 2021 ao recebermos do Governo de Goiás 3 cases compostos por 3 kits EV 6, computadores notebook, tablet, cabos, pilhas recarregáveis manuais, sensores, motores e peças diversas”.

A proposta do projeto é incentivar o desenvolvimento da criatividade, a introdução ao pensamento computacional e a resolução de situações do cotidiano, além de  ensinar aos alunos conceitos de ciência, tecnologia e engenharia. “Os estudantes se envolvem e apresentam projetos criativos e inovadores, que nos dão orgulho e nos estimulam a continuar”, comenta o professor.

De acordo com o professor, no momento em que os jovens estudantes estão desenvolvendo o projeto são formados grupos onde recebem propostas de criação e programação de um robô a cada semana. O desafio faz com que o conhecimento seja construído de maneira colaborativa e seja compartilhado de estudante para estudante.

O incentivo do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), é essencial para o desenvolvimento dessas atividades, de acordo com Carlos Júnior: “Acredito que a Seduc/GO tem acertado bastante em enviar recursos para os laboratórios das escolas estaduais e, em especial a Robótica. Tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo”.

Colégios Militares são carro-chefe no assunto

A participação bem-sucedida do CEPMG Maria Tereza Garcia Neta Bento no AgroShow é reflexo de um planejamento do Governo de Goiás em investir na área tecnológica, voltada à Educação, no período da pandemia da Covid-19. O Governo, nos últimos anos, instituiu programas como o Conectar (Internet de alta velocidade – R$ 4,8 milhões); Bolsa Conectividade (R$ 2 milhões/mês); Internet Patrocinada (R$ 4 milhões/mês, total R$ 38 milhões).

E, ainda, a aquisição de 783 laboratórios móveis de Informática, investindo R$ 106,9 milhões, bem como outros R$ 5,6 milhões investidos em 120 laboratórios de Física e Biologia, atendendo 86 Cepis, em 50 municípios goianos. Dentre essas iniciativas, o projeto Robótica Escolar foi inicialmente pensado e aplicado para atender às turmas de 6° ano das escolas militares da rede pública estadual.

Segundo o capitão Marcos Vinícius, gerente de Política e Gestão dos Colégios Militares da Seduc/GO, todas as escolas militares do estado são beneficiadas com o projeto: ao todo, são 76 unidades de CEPMG sediadas em 56 municípios goianos. O projeto de Robótica Escolar nestes colégios é uma iniciativa piloto, idealizada no gabinete da Seduc/GO, já com a visão de ser ampliada para todas as escolas (regulares e de período integral), bem como para os demais anos do Ensino Fundamental II. (Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO/Fotos: Equipe Seduc/GO e Reprodução/AgroShow Jussara)