Governo de Goiás proporciona atendimento emocional para profissionais da Educação

Detalhes

Suporte emocional remoto começou a ser ofertado no ano passado e segue sendo realizado

Professores da rede pública estadual e demais profissionais da Educação podem buscar apoio emocional junto à equipe de psicólogas da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).  O atendimento, realizado pela Gerência de Segurança e Saúde do Servidor da Seduc desde o início da pandemia de Covid-19, buscar reduzir os impactos desse momento de crise na saúde mental dos servidores.

De acordo com a psicóloga Jordana Martins, que compõe a equipe que oferece o suporte emocional aos educadores, o serviço teve uma boa adesão no ano passado e conseguiu atender as demandas dos profissionais em trabalho remoto e durante o regime especial de aulas não presenciais.

Ao todo, três psicólogas atuam no suporte emocional aos profissionais da Educação. O atendimento é feito de forma remota, via Skype, respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e as orientações dos órgãos de saúde.

Os servidores interessados no atendimento devem baixar o Skype, aplicativo gratuito para a realização de videochamadas. Os chamados podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas.

Clique aqui para solicitar atendimento

Demais cuidados

Além da saúde mental, a Seduc tem se preocupado com a biossegurança dos professores e demais profissionais que atuam nas escolas da rede estadual de Educação. No início do ano, durante a semana de acolhimento, foram desenvolvidas diversas ações voltadas à conscientização e ao engajamento dos profissionais.

Dentre as ações realizadas nas escolas está o estudo do Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino de Goiás, aprovado pelo Secretaria de Estado da Saúde (SES). No documento, além de orientações para a proteção individual, os profissionais encontram medidas de biossegurança institucionais e recomendações diante de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Seduc também realizou um encontro formativo voltado ao desenvolvimento das competências socioemocionais. Na oportunidade, eles puderam conhecer o Programa Volta ao Novo e se conscientizar sobre a importância de aprimorar o seu desenvolvimento emocional.