Secretaria da Educação oferece curso em EaD para o melhor uso da plataforma Siap, do Portal Educa

Detalhes

Curso é voltado para o aprimoramento de servidores públicos estaduais e municipais; a carga horária é de 80 horas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), anuncia a abertura das inscrições para o curso EaD Siap. O Sistema Administrativo e Pedagógico (Siap) é a plataforma utilizada por profissionais da Educação, da rede pública estadual, para assuntos estudantis. Funciona como um “diário” do professor, que exige uma adesão prévia à plataforma Sige (Sistema de Gestão Escolar). O curso é aberto e não há prazo de encerramento das inscrições.

O objetivo da formação é oferecer informações técnicas suficientes para ampliar os conhecimentos sobre as funcionalidades do sistema, sobretudo, melhorar a qualificação dos gestores educacionais, profissionais da Educação e professores responsáveis por gerir, executar e implementar os processos pedagógicos. Além de atender a servidores da rede estadual, o curso visa contribuir com as redes municipais que aderiram ou desejam implementar a utilização do Siap nas escolas.

Para se inscrever acesse o site EaD Educa. Os servidores da rede estadual podem fazer a inscrição usando o e-mail institucional (@seduc.go.gov.br). Já os usuários externos/rede municipal podem utilizar o e-mail pessoal para o cadastro.

Com certificação pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) e Seduc/GO, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), o curso vale para o cômputo da carga horária a ser comprovada pelos servidores para o auxílio aprimoramento. Para a validação no auxílio aprimoramento é necessário que o curso seja concluído dentro dos prazos.

Metodologia utilizada para aplicar os conceitos do Siap

  • Videoaulas e materiais de apoio para a realização de atividades de aprendizagem
  • Abertura de um fórum, como um ambiente virtual de aprendizagem, para esclarecimento de dúvidas, interação entre colegas e trocas de experiências;
  • Atividades avaliativas e questionários de qualificação;
  • Curso hospedado na plataforma Moodle, que oferece estrutura de navegação sequencial entre os módulos, fóruns de dúvidas e Espaço de Aprendizado.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO)