Cláudia Costin destaca que ser professor é ser um "assegurador de aprendizagem"

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Palestra com a economista, professora e presidente do Instituto Singularidades, Cláudia Costin, trouxe tópicos importantes sobre a Educação do futuro

Os professores concursados que estão iniciando uma nova jornada na rede pública estadual de ensino de Goiás vão se deparar com desafios singulares, próprios da área da Educação e da sua relevância no desenvolvimento do país.

Com o objetivo de apresentar à terceira turma de professoras convocados no Concurso da Educação de Goiás/2022, alguns caminhos e novas práticas que contribuam para a formação do aluno e o fortalecimento da escola, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), realiza um encontro de formação que antecede o início das atividades em sala de aula.

O encontro, em Goiânia, iniciado nesta segunda-feira (18), segue até amanhã, 20/09, com a participação dos novos professores que estarão nas escolas públicas estaduais da capital e do interior do Estado. Nesta terça-feira (19/09), eles participaram da palestra ‘O conhecimento pedagógico do professor da rede pública de ensino’, proferida por Cláudia Costin, uma das mais importantes educadoras do país.  

De acordo com Cláudia Costin, economista, professora e presidente do Instituto Singularidades, um dos caminhos para se enfrentar os desafios do contexto atual é o planejamento do futuro da Educação, que ressignifique a pedagogia e a prática do docente em sala de aula. “O professor é um assegurador da aprendizagem e ele deve seguir o processo de ensinar a aprender, para garantir o conhecimento do estudante”, destaca. 

Cláudia Costin também afirmou que a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas deve, sim, trabalhar a ideia do protagonismo juvenil, promovido por meio de aulas dialogadas e do maior acesso dos estudantes a novas experiências com o apoio dos livros e da tecnologia.  

A Educação em Goiás

Segundo a palestrante, Cláudia Costin, Goiás teve muitos avanços ao longo dos anos, alcançados via investimentos no desenvolvimento de competências cada vez mais sofisticadas no ensino das novas gerações. “Goiás teve a estratégia de não só colocar mais professores em atuação, mas, ao mesmo tempo, de avançar na aprendizagem. Tudo isso demanda uma abordagem sistêmica, ou seja, é um conjunto de ações que devem ter continuidade”, afirmou.  

Para finalizar, Cláudia Costin destacou a importância da profissão de professor, sobretudo em meio aos desafios nos tempos atuais. “Ser professor envolve uma atuação muito importante, para a qual, muitas vezes, o ensino superior não preparou. Precisamos mostrar que o desafio é grande, mas, principalmente, que esta função não é para amadores e, sim, para profissionais.” O encontro de formação ‘Aprender para promover Aprendizagens’ integra as atividades de estágio probatório dos novos professores. (Texto: Isadora Ribeiro - Fotos: Comunicação Setorial da Seduc/GO) 

 

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