Em formação: Coordenadores dos Cepis são chamados a aumentarem número de matrículas nas escolas de Goiás

Detalhes

Segundo pesquisa realizada nos Estados onde existem escolas em período integral, o Estado de Goiás tem as melhores escolas e a melhor rede, mas está entre os piores no número de matrículas e de ocupação das unidades

Começa, nesse mês de setembro, o período de matrículas nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis). Essa primeira etapa consiste na possibilidade da visitação das unidades escolares, com a apresentação do modelo de Educação Integral para a comunidade e para os formadores de opinião das regiões onde estão inseridos esses centros de ensino.

Para orientar essa campanha e debater aspectos pedagógicos dos Cepis, o Governo de Goiás realizou uma imersão com os coordenadores pedagógicos dos 252 Centros de Ensino em Período Integral de Goiás em Pirenópolis. Equipes de todos os Cepis passaram pela formação, na qual foram apresentadas ações que poderão alavancar a prática pedagógica e o número de matrículas nessas unidades escolares. 

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas, compartilhar experiências e explorar práticas pedagógicas que visam melhorar a qualidade da Educação nas instituições da rede estadual de Educação. A secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, foi a primeira palestrante do evento e destacou que a mudança no comando do Ministério da Educação levou a uma nova postura sobre a Educação Integral.

Durante a sua fala a secretária ressaltou que as vidas dos estudantes são impactadas pela equipe que trabalha na educação integral, fazendo uma análise sobre os efeitos das pessoas na expansão da modalidade e na qualidade do ensino ofertados pelas unidades de Educação Integral.

 “A proposta da educação é a que nós cada um de nós acorde na segunda-feira pensando na aula que será aplicada e que essa aula será um show. Ter vontade de fazer cada dia melhor e dar mais para mudar vidas”, enfatizou a secretária.

Ao explicar a necessidade de se falar com os formadores de opinião sobre a importância dos Cepis, a secretária destacou que é preciso se envolver na busca por novos estudantes e falar sobre isso para todos. “O pai que conseguir colocar o filho em uma escola em tempo integral tem 80% de chance a mais de ter boas notas no Enem. Ele (o estudante) se torna um menino que não se envolve com coisa errada e uma pessoa menos violenta”, ressaltou Fatima Gavioli.

No segundo dia do evento, a superintendente do Ensino Médio, Osvany Gundim, comandou a formação e falou sobre a função do coordenador pedagógico. “No atual contexto, o coordenador pedagógico surge como um agente de mudança e de transformação, confirmando, assim, a importância do seu papel no processo de ensino e aprendizagem, como viabilizador da gestão para resultados”.

Demais ações

A equipe da Gerência da Educação Integral trabalhou várias ações durante os três dias de formação. Foram feitos grupos para compartilhar boas práticas e experiências relacionadas ao papel do coordenador pedagógico e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, além de explorar estratégias inovadoras de gestão da aprendizagem que possam ser implementadas nas instituições de ensino. 

Os coordenadores pedagógicos foram apresentados, ainda, à campanha “Se joga no Integral”, um mecanismo para alavancar o número de matrículas e garantir a permanência dos estudantes dentro dos Centros de Ensino em Período Integral da rede.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.