Plantio de mudas do Cerrado em Hidrolândia marca o lançamento do Movimento Pelo Cerrado 2023

Ação do Governo de Goiás e parceiros foi realizada dentro das comemorações do Dia da Árvore

Uma ação de plantio de mudas nativas do Cerrado, realizada às margens do lago de Hidrolândia, marcou as comemorações do Dia da Árvore na rede pública estadual de Educação.

A iniciativa faz parte do Movimento Goiás Pelo Cerrado, que integra as ações do programa Seduc Cerrado, lançado em 2021 pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Go).

De acordo com o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, Marcos Pedro da Silva, o programa foi criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade escolar para a preservação de um dos principais biomas brasileiros.

“Esse ano estamos iniciando o plantio agora e pretendemos estender essa prática até o dia 22 de novembro, com o apoio do poder público, de nossos parceiros, dos alunos e professores”, explica ele, acrescentando que a meta neste ano é superar as 30 mil mudas plantadas em 2022.

Estão envolvidos no Movimento Goiás Pelo Cerrado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), Saneago, Ministério Público de Goiás (MP/GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Conservação das águas

“Nesta edição, nós ganhamos um novo e importante parceiro, que foi a prefeitura de Hidrolândia, que tornou possível essa ação ambiental de hoje”, ressaltou o professor Marcos Pedro.

Presente na cerimônia de lançamento do Movimento Goiás Pelo Cerrado 2023, o prefeito da cidade, José Délio, salientou que a adesão do município ao movimento se une a uma série de outras ações ambientais realizadas com o objetivo de ter um “bioma mais preservado e saudável”.  “Aqui nós compreendemos a importância do meio ambiente e das águas”, disse.

Aos demais prefeitos, o chefe do Executivo municipal deu um recado: “Uma gestão pública deve sempre aliar desenvolvimento com responsabilidade ambiental, pois não podemos pensar no futuro sem antes pensar na forma como tratamos a natureza”, completou.

Movimento grandioso

Andréa Vulcanis, secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, considera a iniciativa da Seduc em prol do Cerrado como um movimento grandioso. “É o despertar de uma consciência que permite que o desenvolvimento econômico exista junto com a natureza. E o Brasil precisa ser um exemplo de como fazer isso e, aqui em Goiás, nós estamos plantando essas sementes”.

Andréa Vulcanis chamou a atenção ainda para o fato de que vivemos em um mundo altamente conectado onde uma ação individual impacta a vida no coletivo e por isso é tão importante criar essa consciência ambiental nas crianças e jovens. “Só há uma solução, que é construirmos juntos um futuro melhor”.

Presenças

A solenidade de lançamento do Movimento Goiás Pelo Cerrado 2023 contou com as presenças do chefe de Gabinete da Seduc/GO, Lucca Perdigão, que representou a secretária de Educação Fátima Gavioli; do deputado estadual Virmondes Cruvinel; da gerente de Apoio e Conservação de Mananciais da Saneago, Mariúza Aparecida Lima Santos; do subsecretário de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, José Bento da Rocha; além de alunos da Escola Municipal Mãe Rita e do Colégio Estadual Deputado Manuel Mendonça, da Banda de Música do CEPMG Augusta Machado e de vários estudantes que participam do projeto Embaixadores do Cerrado.

[gallery ID=341]