Palestra com professora e pesquisadora Telma Vinha aborda a cultura do acolhimento nas escolas

Detalhes

Palestrante destaca que os estudantes, assim como toda a comunidade escolar, precisam enxergar a escola como um lugar de escuta e acolhimento

Acolhimento e bem-estar na sala de aula foi uma das temáticas abordadas durante o lançamento do Projeto “Corpo e Cognição”, realizado na manhã desta terça-feira (26/09), em Goiânia. Para discutir o assunto, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) convidou a doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Telma Vinha.

A palestra foi direcionada aos professores de Educação Física, articuladores, assessores pedagógicos, supervisores do Ensino Médio e das coordenações regionais de Educação (CREs). A abordagem do tema teve o objetivo principal de propor um momento de estudo e reflexão sobre a atuação educacional integral dos profissionais em sala de aula.

Telma Vinha destacou a importância de se construir um local de boa convivência para toda a comunidade escolar. “A cultura do acolhimento é uma ideia que precisa ser discutida frequentemente nas unidades escolares, porque a escola é um local propício para a convivência”, explica.

Ela afirma que trabalhar em um ambiente saudável, pode evitar o adoecimento mental e, consequentemente, a violência escolar. De acordo com Telma, não existem caminhos fáceis para transformar esses ambientes em acolhedores, mas é possível trabalhar com ações pontuais para a construção da cultura do acolhimento e a promoção do bem-estar de todos.

Segundo a especialista, as ações de prevenção da violência e promoção do bom convívio entre alunos, professores, equipe gestora e administrativa nas escolas precisam ser dinâmicas. Ações como a realização de procedimentos coordenados e complementares; o desenvolvimento de políticas e programas de convivência proativos e não reativos; e a disponibilização de suportes para os profissionais, através das ferramentas de capacitação, podem contribuir para a cultura do acolhimento nas escolas.

Sobre o evento

A palestra foi proferida durante  o lançamento do projeto “Corpo e Cognição”, que engloba cursos de formação, em encontro realizado pela Seduc/GO, nesta terça-feira (26/09), em Goiânia. O evento reuniu 160 articuladores, professores de Educação Física, assessores pedagógicos e supervisores do Ensino Médio, na sede da secretaria.

A ação faz parte de uma parceria com os Institutos Península, Vivescer e Impulsiona e tem o objetivo de discutir temas relacionados ao acolhimento e bem-estar na sala de aula e na educação esportiva para o desenvolvimento dos alunos da rede pública estadual de ensino.

Duas palestras foram destaques na programação. A primeira, “Acolhimento e bem-estar na sala de aula”, foi realizada pela professora e pesquisadora da Unicamp, Telma Vinha. Já a segunda, com a temática “A importância da Educação Física para a formação integral do estudante”, foi ministrada pelo professor João Gabriel de Mello. (Texto: Isadora Ribeiro - Fotos: Solimar de Oliveira)