Programa Seduc em Ação retoma transmissão de aulas ao vivo na TBC

Aulas do Ensino Médio serão transmitidas às 8 horas e do Ensino Fundamental às 14h30; objetivo é ampliar o acesso à Educação e atender estudantes sem Internet

O programa de videoaulas produzido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na Televisão Brasil Central (TBC) e nas rádios Brasil Central AM e FM retomou suas transmissões nesta semana. O Seduc em ação veicula aulas ao vivo de segunda a sexta-feira, para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Um dos principais objetivos do programa é democratizar o acesso à Educação durante a pandemia e atender os alunos sem acesso à Internet. “Utilizar o grande poder de alcance das emissoras de rádio e TV do Estado foi a melhor forma encontrada pelo Governo de Goiás para continuar prestando atendimento educacional aos alunos da rede, neste período de afastamento social”, afirmou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2020, mostrou que a falta de acesso à Internet foi uma das principais barreiras ao ensino remoto no país. Para reverter esse quadro, 11 estados brasileiros ofertaram aulas pela televisão, dentre os quais se inclui Goiás.

Horário do Seduc em ação

No primeiro semestre de 2021, as aulas para o Ensino Médio estão sendo transmitidas pela manhã, e as do Ensino Fundamental à tarde, conforme cronograma abaixo:

Segunda-feira

8h às 8h30 – Ensino Médio

14h30 às 15h – Ensino Fundamental (6º ano)

8h às 8h30 – Ensino Médio

14h30 às 15h – Ensino Fundamental (7º ano)

8h às 8h30 – Ensino Médio

14h30 às 15h – Ensino Fundamental (8º ano)

8h às 8h30 – Ensino Médio

14h30 às 15h – Ensino Fundamental (9º ano)

8h às 8h30 – Ensino Médio

15h às 15h30 – Ensino Fundamental (anos iniciais)

Todos os conteúdos são publicados posteriormente no portal NetEscola e nos canais da TBC e da Seduc Goiás no Youtube. Assim, os alunos que não puderam assistir às aulas ao vivo e possuem acesso à Internet podem consultar os vídeos mais tarde.

Complemento às aulas regulares

As videoaulas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do programa Seduc em Acão foram pensadas como uma forma de reforçar os conteúdos compartilhados pelos professores da rede estadual com seus alunos durante o período de aulas não presenciais.

Segundo a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, o cronograma de aulas será encaminhado antecipadamente às Coordenações Regionais de Educação (CREs) e unidades escolares para que as videoaulas sejam aproveitadas pelos professores em suas aulas não presenciais.

“As CREs vão receber os cronogramas, e consequentemente, as unidades escolares, para os professores alinharem suas aulas com as videoaulas do Seduc em Ação. O objetivo é que toda a rede trabalhe de forma alinhada e que todos os materiais produzidos pela Seduc sejam aproveitados da melhor maneira, dando subsídios ao professor”, explicou a superintendente.

Materiais impressos para o Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, os estudantes contarão também com materiais impressos, produzidos pela Seduc e distribuídos pelas escolas, para apoiar os estudos não presenciais. Os conteúdos trabalhados no Seduc em Ação seguirão o mesmo cronograma curricular dos materiais impressos e das aulas remotas de cada escola.

Estudante do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual João Xavier Ferreira, em Crixás

Estudante da zona rural recebe material didático em casa
Estudante da zona rural recebe materiais impressos pelo transporte escolar

Plano Estadual de Educação