Estudantes goianos estão entre os melhores do mundo no futsal escolar

Times masculino e feminino conquistaram, respectivamente, o 4º e 6º lugares na competição. Campeonato foi realizado em Belgrado, na Sérvia

As equipes goianas encerraram, nesta segunda-feira (16/10), suas participações no Campeonato Mundial Escolar de Futsal, na Sérvia. O time masculino, composto por estudantes do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, de Pires do Rio, conquistou o 4º lugar. Já a equipe feminina, composta por alunas do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás, terminou na 6ª colocação.

A competição, organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar (International School Sport Federation, em inglês), contou com a participação de delegações de outros 15 países. Dentre eles estavam equipes da França, potência mundial de Futsal, e da Sérvia, país que sediou o campeonato. Outras duas equipes brasileiras masculinas, oriundas dos estados do Pará e de Rondônia, e femininas, oriundas de Santa Catarina e do Tocantins, participam da competição.

As disputas tiveram início no último dia 08, ocasião que marcou a estreia dos times goianos.

Na fase de grupos, o time feminino enfrentou as francesas, as sérvias e as turcas, somando uma vitória e duas derrotas. Já nas quartas de final, a equipe enfrentou a Ucrânia, confronto que resultou em uma nova derrota. O último desafio foi contra outra equipe brasileira, oriunda de Santa Catarina, que acabou vencendo por 4 a 1. A campanha rendeu a 6ª colocação para as goianas.

O time masculino, por sua vez, estreou contra um outro time brasileiro, oriundo do Pará. Após a primeira derrota, eles somaram duas vitórias: uma contra Bangladesh e outra contra o Nepal. Nas quartas de final, foi o momento de enfrentar a Turquia e de se reencontrar com a equipe paraense, que levou a melhor na disputa. Nesta segunda-feira (16/10), eles disputaram a 3ª colocação contra a Sérvia, sendo derrotados por 2 a 3.

Participantes

Segundo explica o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Marco Maia, a participação dos goianos no Campeonato Mundial Escolar de Futsal é emblemática, já que a modalidade está entre as mais praticadas nas escolas brasileiras.

O superintendente afirma ainda que, para além das contribuições para o desporto escolar, a competição agrega vivências nos aspectos pessoais e culturais dos estudantes. Isso porque o campeonato inclui ao longo de sua programação as   competições esportivas e, também, momentos de valorização das nações participantes e de reconhecimento da cultura local.

Segundo Sávio Gomes Dias, estudante-atleta do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, que participou da competição na Sérvia, a troca entre as equipes foi algo concreto e que ultrapassou as barreiras do idioma.

“Conseguimos fazer novas amizades com pessoas estrangeiras, sem nem saber falar a língua deles. Jogamos em diversos ginásios, com diversos países diferentes. Países que admiram muito o futebol brasileiro, que chegaram a pedir fotos com todos nós, pelo quão admirados eles estavam em ver os brasileiros jogando. Isso com certeza jamais será esquecido!”, relata o jovem.

Para o professor Sandoval Pereira, técnico que acompanhou o time masculino no decorrer do campeonato, a experiência diante de uma outra cultura e de outros jeitos de jogar futsal contribui para o desporto escolar goiano.

“Uma competição internacional desse nível agrega muito para o nosso desporto escolar, para o desenvolvimento de novos conhecimentos, de novas experiências que podem ser compartilhadas em nossas escolas, para que mais professores e alunos possam ter essa oportunidade”, ressalta Sandoval.

Já para o professor Edivaldo Francisco, que comandou o time feminino, a soma de uma experiência internacional já impactou a vida das meninas. “As meninas foram crescendo na competição e, com isso, a evolução foi muito grande. Todas absolutamente motivadas pela oportunidade de vivenciar o evento”.

A mesma situação parece ter ocorrido com Sávio Dias, que confessa ter concretizado um sonho. “Minha primeira vez fazendo uma viagem internacional e foi para eu fazer o que mais amo: jogar futebol”, conclui.

Retrospectiva

Os estudantes-atletas goianos foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para o Campeonato Mundial Escolar de Futsal após vencerem a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) 2023 em suas respectivas categorias: o Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes conquistou o ouro na categoria Futsal Feminino Juvenil e o Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli foi campeão na categoria Futsal Masculino Juvenil.

Em apoio à participação das equipes, o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, destinou cerca de R$380 mil. O valor foi utilizado para custear gastos com a viagem e hospedagem dos jovens.

Com o fim da competição, as equipes feminina e masculina retornam para Goiás nesta semana. A chegada está prevista para a próxima quarta-feira (18/10). Na oportunidade, eles serão recebidos pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em um café da manhã na Seduc/GO. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Acervo das equipes)