Governo de Goiás investe mais de R$ 5,8 milhões em kits de material escolar para distribuição às redes municipais do Estado

Kits literários já estão sendo encaminhados às prefeituras para distribuição aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Livros serão usados durante o ano letivo de 2024

O governador Ronaldo Caiado iniciou nesta quarta-feira (18/10) a entrega dos 183 mil kits literários destinados a atender os alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental durante o ano letivo de 2024.

O material é destinado às unidades educacionais dos 246 municípios goianos e faz parte do programa AlfaMais Goiás, criado pelo Governo de Goiás com o objetivo de garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

A cerimônia de distribuição dos kits foi realizada ao final do II Encontro Formativo do AlfaMais Goiás, realizado no auditório da Seduc/GO. O evento reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação e de Finanças de todas as regiões do Estado.

O investimento feito na produção do material foi superior a R$ 5,8 milhões. Os livros vão contemplar 6.020 turmas da Educação Infantil, 3.213 turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e 3.094 turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante a solenidade, a superintendente de Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, destacou que 100% dos municípios goianos já fizeram sua adesão ao programa. Ela lembrou ainda que muito antes do Ministério da Educação (MEC) lançar o Compromisso pela Criança Alfabetizada, o Governo de Goiás já estava trabalhando com uma política estruturada de alfabetização das crianças na idade certa, executada em regime de colaboração com os municípios.

Mudanças na lei

A secretária Fátima Gavioli comentou sobre as mudanças trazidas pela nova lei do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), em vigor a partir de 2021.

Na avaliação dela, o Brasil avançou muito com a nova legislação. “Agora estamos caminhando para aquilo que tanto queríamos, que é a meritocracia. De agora em diante, aqueles que apresentarem os melhores resultados nos índices de aprendizagem poderão contar com mais recursos do governo e os que não avançarem terão um grande prejuízo financeiro”, alertou.

Nesse contexto, a secretária lembrou que as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) ganharam uma importância ainda maior, pois serão utilizadas como parâmetro comparativo.

Esforço recompensado

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que a política de meritocracia impõe sobre as prefeituras maior responsabilidade, já que os recursos serão distribuídos conforme o mérito de cada município.

Para ele, essa é a melhor forma de redistribuir essas verbas, pois serão recompensadas aquelas prefeituras que se esforçarem mais para garantir uma educação de qualidade.

Caiado frisou ainda que o AlfaMais Goiás surgiu com o intuito de “dar as mãos” aos prefeitos que, por meio do programa, recebem suporte financeiro, formação para qualificação da gestão e apoio didático e pedagógico.

“É um esforço que estamos fazendo, em parceria com os municípios, para que todas as crianças de Goiás possam terminar o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever de forma fluente. Isso é o mínimo que podemos fazer no sentido da equidade”, disse o governador.

Sobre o regime de colaboração com as prefeituras, Caiado mais uma vez fez questão de salientar que em Goiás não existem duas redes públicas, mas uma única rede pública. “Aqui não existe aluno do município e aluno do Estado. Existe aluno do território goiano, que precisa do apoio de todos nós para aprender e avançar”, concluiu.

Apoio do Estado

Carlão da Fox, presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, frisou que o apoio financeiro que o Estado tem dado aos municípios tem sido imprescindível para que as prefeituras possam melhorar a qualidade do ensino.

“Não é obrigação do Governo de Goiás investir na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, mas ele tem investido muito nos últimos quatro anos e meio e essa parceria é fundamental para melhorarmos nossos índices de alfabetização”, completou.

Lançamento do SIAM

O II Encontro Formativo do AlfaMais Goiás reuniu, em Goiânia, secretários municipais de Educação e de Finanças de várias cidades goianas. Na ocasião foram entregues mais de R$ 5 milhões em kits de livros literários para as escolas municipais utilizarem no próximo ano.

A programação contou ainda com as palestras de Isaltino Alves Barbosa, coordenador de Avaliação da Educação Básica e do programa Alfabetiza MT; e de Anderson Araújo, representante da Associação Bem Comum.

Durante o encontro também foi lançado o Sistema do AlfaMais Goiás (SIAM), ferramenta que tem como objetivo acompanhar a aprendizagem dos estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e supervisionar os resultados de premiação das escolas.

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com