Escola da rede estadual de Goiás é destaque no programa Caça Asteroides MCTI

Detalhes

 

Aluno Pedro Henrique Silva, do 7° ano do Ensino Fundamental, é um dos vencedores da competição, o que torna o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, destaque nacional_

Esta é a segunda vez que o estudante Pedro Henrique Silva, do 7° ano do Ensino Fundamental, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, alcança o primeiro lugar no programa Caça Asteroides MCTI.

Nesta edição de 2023, ele se tornou um dos três vencedores da competição, garantindo, desse modo, a medalha de Ouro. Pedro Henrique também venceu a disputa no ano passado e, segundo ele, todas essas conquistas fazem com que, o interesse e a paixão pela área da Matemática e pela temática da Astronomia, aumente cada vez mais.  

Na unidade escolar, a participação dos alunos no programa Caça Asteroides MCTI de 2023 foi supervisionada pelo professor de Matemática, Arlley Kacyo. Ele, que fica responsável pelas competições no Cepi, mais uma vez, está satisfeito com a classificação de um dos seus alunos.

A premiação foi realizada na última sexta-feira (20/10), durante a ‘20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’, em Brasília. A cerimônia reuniu mais de 300 alunos e professores, que foram premiados com medalhas e certificados.

Escola destaque em olimpíadas

O Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz está se tornando destaque em competições escolares a nível nacional. Assim como o programa Caça Asteroides MCTI, os estudantes da unidade escolar de Formosa, também participaram e se classificaram na Olimpíada Nacional de Satélites (OBSAT).

Na olimpíada, alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, conquistaram as medalhas de Ouro, Prata e Bronze na modalidade teórica. Outros oito estudantes passaram para a segunda fase da modalidade prática da olimpíada.

O evento para a premiação dos jovens foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Goiânia. Durante o encerramento, os participantes puderam dividir experiências com alunos e professores de outros estados brasileiros e, por fim, lançar o satélite.

O que é o programa Caça Asteroides MCTI?

O programa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Internacional Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), com abrangência nacional e internacional.

A iniciativa visa despertar nos estudantes e na comunidade o interesse por temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação na área da Astronomia. Além disso, os participantes desenvolvem capacidades para fazer descobertas astronômicas e praticar seus conhecimentos adquiridos. A participação é gratuita e aberta às comunidades escolares, instituições e outros.