Governador Caiado assina ordem de serviço para reforma e restauração do Lyceu de Goiânia no valor de R$ 13,5 milhões

Obras terão duração de dois anos. Após a reinauguração, Centro de Ensino em Período Integral passará a ofertar formação bilíngue

O Governo de Goiás está destinando R$ 13,5 milhões para uma reforma estrutural completa da mais antiga instituição de ensino do Estado: o Lyceu de Goiânia.

A ordem de serviço autorizando o início imediato das obras foi assinada nesta segunda-feira (30/10) pelo governador Ronaldo Caiado e pela secretária de Educação, Fátima Gavioli. Além de reforma, o prédio histórico passará também por ampliação, readequação e restauração.

A cerimônia foi realizada na entrada principal do colégio e contou com as presenças de alunos, professores e ex-alunos do colégio, muitos deles ilustres personalidades nas áreas da Medicina, da Engenharia, da Política e das Artes.

Na ocasião, a secretária de Educação, Fátima Gavioli, deu uma outra boa notícia para os alunos da unidade escolar. Segundo ela, quando o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) for reinaugurado, retornará suas atividades com a oferta de ensino bilíngue.

“O Lyceu é uma escola especial, com toda uma história de sucesso. E quando ele voltar a funcionar neste prédio, além dos conteúdos da formação básica, vamos oferecer também o ensino bilíngue de Português e Francês por meio de uma parceria que fizemos com a Embaixada da França”, explicou ela.

Símbolo de resistência

Para Fátima Gavioli, o Lyceu é um símbolo de resistência, pois já enfrentou diversos problemas estruturais e nunca deixou de funcionar ou teve sua qualidade de ensino comprometida. “Essa escola é a melhor nota do Ideb de Goiânia e essa reforma é, com certeza, um dos grandes feitos do governador Ronaldo Caiado em sua segunda gestão”, completou.

O governador Ronaldo Caiado comentou os investimentos feitos na educação ao longo de sua gestão, lembrando que a soma alcança R$ 6 bilhões e levou melhorias para todas as unidades escolares da rede pública estadual.

Sobre a reforma no Lyceu, Caiado lembrou que a instituição de ensino sempre foi referência em qualidade desde os seus primeiros anos na Cidade de Goiás. Salientou, ainda, que a obra é uma maneira de resgatar não apenas o prédio de 1937, mas também uma parte importante da história de Goiás.

Por fim, o governador afirmou que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de garantir uma boa formação a todos os estudantes da rede pública. “Nós temos plena consciência de que só vão aproveitar as oportunidades aqueles que tiverem o conhecimento adequado”.

As boas memórias de ex-alunos

O cardiologista goiano Erso Guimarães, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), foi um dos presentes na cerimônia. Ele estudou no Lyceu no final da década de 1960 e início de 1970, sendo aprovado em Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG) assim que concluiu o Segundo Grau (hoje Ensino Médio).

Para o médico e professor da Faculdade de Medicina da UFG, o investimento na reforma é uma forma de reconhecer a importância do Lyceu para Goiás, uma das mais prestigiadas instituições de ensino do Estado.

“Para entrar nessa escola era preciso fazer um exame de admissão e só eram aprovados os melhores. E também só permaneciam aqueles que estudavam muito, pois a cobrança dos professores era muito grande”, comenta Erso.

Para o cardiologista, os investimentos feitos pelo Governo de Goiás na área educacional, nos últimos quatro anos e meio, demonstram que o Estado tem um governador consciente de que a educação é um dos pilares do desenvolvimento de uma nação.

Ensino de excelência

Ex-aluno do Lyceu, o ex-prefeito de Goiânia e superintendente do Iphan em Goiás, Pedro Wilson Guimarães, concorda que a reforma e restauração da unidade escolar são importantes para a preservação da memória da cidade. “Esse colégio é uma parte significativa de nossa história. Ele surgiu na Cidade de Goiás, foi transferido para a nova Capital e foi responsável pela formação cultural e intelectual de muitas pessoas. A maioria dos que estudaram aqui se tornaram professores de universidades ou grandes profissionais”, ressalta.

Outro ex-aluno é o médico e deputado federal Zacharias Calil. Durante a cerimônia, ele relembrou que o Lyceu fez história não apenas por ser a primeira instituição de ensino do Estado, mas por ofertar um ensino de excelência na rede pública.

“Fico emocionado ao retornar aqui depois de tanto tempo”, comentou, deixando um recado aos alunos. “Aproveitem ao máximo o tempo na escola porque ela é só uma vez na vida. Hoje vocês estão vendo aqui bons exemplos de ex-alunos que alcançaram sucesso em suas vidas graças ao ensino de excelência que receberam aqui. Sem cultura e sem educação, não se vai a lugar nenhum”, arrematou Zacharias Calil.

Presenças

Entre os ex-alunos que prestigiaram a cerimônia de assinatura da ordem de serviço estavam o vereador Anselmo Pereira; a vereadora Kátia Maria; deputados estaduais Virmondes Cruvinel e Issy Quinan; deputado federal José Nelto; vice-governador Daniel Vilela; além de Ana Paula Craveiro Rezende, filha do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado; e o médico ginecologista Paulo Roberto Daher.