Parceria entre Seduc e Junior Achievement beneficiou 1.151 estudantes no ano passado

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Ao todo, estudantes puderam participar de quatro programas voltados para tecnologia e inovação. Balanço foi apresentado em reunião entre a secretária da Educação, Fátima Gavioli, e executivos da ONG Junior Achievement

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, recebeu os executivos da ONG Junior Achievement na manhã desta quinta-feira (4/2). Durante o encontro foram apresentados os resultados dos programas “Meu Primeiro Site”, “Conectado com o Amanhã”, “O Futuro do Trabalho” e “Innovation Camp Live”, que contaram com a participação de 1.151 estudantes da rede pública estadual.

Na ocasião, a secretária reforçou a importância dos programas para que os jovens tenham acesso a novas perspectivas de futuro, em especial nas áreas de inovação e tecnologia. “Eles (Junior Achievement) têm uma aposta que permite que o estudante olhe para frente, para o futuro, possa enxergar o mercado de trabalho e possibilidades da inovação, que é um assunto que a gente fala pouco na Educação”, afirmou Gavioli.

"Meu primeiro site"

No ano passado, 205 jovens entre 15 e 24 anos participaram do programa “Meu Primeiro Site”, promovido pela equipe da Junior Achievement em parceria com a Microsoft. Ao longo das três semanas de formação, os estudantes aprenderam técnicas básicas para a criação de páginas HTML e desenvolveram um site voltado para as questões socioambientais apontadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Foi um trabalho extraordinário. Eles conseguiram vencer a pandemia, levar o programa para 681 alunos”, destaca a secretária.

Além do site, produzido durante o programa, a formação permitiu que os estudantes desenvolvessem o comportamento empreendedor e aprendessem uma nova profissão. “São meninos que nunca conheceram nada de programação, saíram do nada e, no final do programa, cada aluno concluinte criou o seu primeiro site e pode colocar esse site em uma plataforma gratuita”, conta a diretora-executiva da ONG, Marina Brandão Martins.

Emanuelle Moraes, estudante do Colégio Estadual Rui Antônio da Silva e moradora da zona rural de Turvelândia, em seu depoimento, conta que sua participação no programa foi essencial para que ela tivesse certeza sobre a carreira que pretende seguir.

“Eu sempre fui interessada em tecnologia e programação. Eu até pesquisei alguns cursos no YouTube sobre programação, mas eu nunca tive a disponibilidade de um professor que poderia atender minhas dúvidas e o programa Meu Primeiro Site me trouxe isso, me trouxe essa autonomia e eu pude me desenvolver muito. Como tecnologia faz parte da carreira que eu pretendo seguir, eu tô mais confiante sobre o que eu quero fazer e a minha paixão por programação aumentou ainda mais”, relatou a estudante em um vídeo depoimento.

Transformação

Para o presidente da Junior Achievement Goiás, Murilo Souza de Andrade, o sucesso dos programas está relacionado ao fato de eles estarem conectados com aquilo que os jovens gostam, ou seja, a tecnologia, e com aquilo que os jovens precisam.

“Hoje, um jovem de Goiás aos 15, 16 anos, pode ter acesso ao mercado de trabalho trabalhando da roça de Turvelândia. E ele continua estudando, continua agregando renda para a família, continua se formando e vai se especializar nisso. É muita transformação ao mesmo tempo!”, destaca Murilo Andrade.  

Mesmo com os estudantes da rede estadual em regime especial de aulas não presenciais, ou com aulas sendo realizadas de forma híbrida, a perspectiva da ONG para 2021 é manter a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Junior Achievement e ampliar o número de estudantes atendidos. “Agora a gente quer dar ‘um tiro de canhão’. No ano passado nós atingimos 4 mil alunos e a gente pode fazer 20 mil nesse ano. Esse é o desejo para esse ano, é a transformação em escala”, conclui o presidente da ONG.

De acordo com a secretária da Educação, a intenção é que essas e outras parcerias sejam mantidas, permitindo que temáticas relacionadas à tecnologia e à inovação estejam cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens.