Educação, ICMS e programa de alfabetização encerram reunião do Gaepe-GO

Os trabalhos no período vespertino foram mediados pela presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti

A 1ª Reunião Presencial do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), foi finalizada na tarde de hoje (14/nov) debatendo o fortalecimento do regime de colaboração e financiamento da educação e as ações em prol da educação infantil e da alfabetização. A mediação foi feita pela presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti.

O professor Miguel Rodrigues Ribeiro, presidente da seccional goiana da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidade integrante do Gaepe-GO, destacou a importância do foco na alfabetização e mostrou algumas mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ele parabenizou o AlfaMais Goiás, programa de alfabetização em que os alunos começam a vivenciar uma nova forma de aprender a ler e escrever.

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Giselle Faria, destacou a importância dos indicadores para os cálculos de referência para cada município, da presença dos alunos em sala de aula e do cumprimento dos 200 dias do ano letivo. Falou também sobre a busca ativa dos estudantes evadidos das escolas, a atualização e acompanhamento do censo escolar e a implementação das formações do AlfaMais para todos os gestores e professores.

As considerações finais foram feitas pelo professor Elcivan Gonçalves França, coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais dos Dirigentes Municipais de Educação. Ele parabenizou a todos pelos trabalhos apresentados e pela iniciativa do Gaepe-GO e destacou a importância dos diversos olhares que os conselhos devem ter para cada realidade de seu município.

O Gaepe-GO é uma governança horizontal que reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, Sistema de Justiça e sociedade civil. Instalado em julho de 2020 para combater os reflexos da pandemia de covid-19 na educação, passou a ser permanente e tratar também de desafios estruturantes do setor. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule, com apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO e cooperação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Texto: Leonardo Rocha Miranda

Diretoria de Comunicação do TCE-GO