Robótica Educacional impulsiona condecoração do Alamar aos estudantes dos CEPMG`s por bom desempenho

Colégio Cabo PM Edmilson de Sousa Lemes bate recorde e salta de quatro para 23 estudantes agraciados com a honraria; inauguração de laboratório amplia recursos de aprendizagem

O professor Lourival Carvalho, responsável pela disciplina de robótica no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Cabo PM Edmilson de Sousa Lemes na cidade de Palmeiras de Goiás, compartilhou como a inclusão da robótica nas salas de aula do 6º ano tem impulsionado o desempenho dos alunos, resultando em um notável aumento nas condecorações da honraria do Alamar Legião de Honra, normatizado pelo Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás.

A condecoração é concedida para reconhecer os alunos que se destacaram tanto em termos de comportamento disciplinar quanto em seu desempenho intelectual ao longo do ano escolar. Para ser elegível a essa honraria, o aluno deve manter uma média geral no bimestre igual ou superior a nove, e também não pode ter uma média individual inferior a oito em nenhuma das disciplinas. “Após a implantação da robótica, saltamos de 4 para 23 premiações da Condecoração Alamar", comentou o professor, destacando a importância da robótica e o impacto positivo que ela tem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. "A robótica é o futuro e o início da carreira grandiosa que eles terão pela frente”, completou.

De acordo com Ana Luiza, orientadora educacional do SIMROBÓTICA, a robótica está redefinindo a forma como os alunos encaram o aprendizado, estimulando o desenvolvimento intelectual e o interesse pela educação. “Os alunos estão mais empolgados com as aulas de robótica e isso está refletindo no desempenho deles", comenta. O professor Lourival enfatiza ainda o impacto positivo da robótica nas notas dos alunos e, tanto ele, como a equipe escolar reconhecem a importância de estabelecer regras e normas para garantir o funcionamento eficiente do programa.

Para o estudante Daniel Santana a tecnologia aplicada em sala de aula ajudou bastante.  “A robótica é uma matéria muito inovadora e me ajudou bastante em outras matérias e para eu conquistar meu alamar”, comentou um dos estudantes que recebeu a honraria.

A força que a robótica educacional trouxe para melhorar as notas em outras disciplinas é algo em comum para vários alunos do CEMPG. “Ela é muito boa e divertida para a gente; aprendi muitas coisas novas e eu consigo ter mais atenção nas outras matérias”, conta a estudante Ana Laura. “Eu descobri novas formas de montar os robôs, aprendi várias coisas novas e estimulou meu aprendizado em várias matérias”, complementa Aline Barbosa.

Laboratório de Robótica é inaugurado

No último dia 26, o CEPMG Cabo PM Edmilson de Souza Lemes, inaugurou o Laboratório de Robótica como recurso para os programas de educação tecnológica desenvolvidos na unidade escolar. “A robótica, ao chegar neste colégio, trouxe um desdobramento muito grande em termos de conhecimento pedagógico, tanto que, os quatro 6º anos do colégio bateram recorde de alamares”, comentou o professor.

Durante a solenidade, o capitão Rogério Santos Silva, chefe pedagógico do comando de Ensino, enfatizou a importância do programa e agradeceu ao governo do Estado pela implantação e a todos que atuam com o programa. “Iniciamos como um projeto piloto nas turmas de 6º e 7º anos e gradativamente estamos trabalhando para inclusão da robótica educacional em todo ensino fundamental e ensino médio, esse é o nosso desejo e depoimentos como esse do professor nos fortalece em saber que estamos no caminho certo”, comentou o capitão.

A inauguração do laboratório foi seguida de uma demonstração dos protótipos feitos pelos estudantes dos 6º anos, com apoio dos orientadores do programa SIMROBÓTICA®. “O laboratório é um espaço criado exclusivamente para robótica, com tatame resistente, que permite uma dinâmica de aula que traz mais conforto e protegem os protótipos e materiais utilizados em aula”, completou a orientadora Ana Luiza.

Colégios militares

Em fevereiro deste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implantou o programa em 75 Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). Ao todo, R$ 10 milhões foram investidos na aquisição dos equipamentos, para atender turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.