Conselho Estadual de Educação (CEE) elege sua nova diretoria colegiada

Professor Flávio Roberto de Castro é reeleito presidente da entidade para o biênio 2023/2024

Com 22 dos 27 votos válidos, o professor Flávio Roberto de Castro foi reeleito como presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE). Ele foi reconduzido ao cargo para o biênio 2023/2025.

A eleição foi realizada na última sexta-feira (24/11) na sede da entidade, em Goiânia. Também foram eleitos Jaime Ricardo Ferreira como vice-presidente do Conselho Pleno; Marcos Elias Moreira e Marselha Cristina de Oliveira como presidente e vice-presidente da Câmara da Educação Profissional, respectivamente.

Para a câmara de Legislação e Normas foram eleitos os conselheiros José Teodoro Coelho (presidente) e Edson Arantes Júnior (vice-presidente). A câmara da Educação Básica será liderada pelo conselheiro Eduardo Vieira Mesquita, que elegeu como vice-presidente Brandina Fátima Mendonça de Castro Andrade.

Estarão à frente da câmara de Educação Superior, os conselheiros Sebastião Lázaro Pereira (presidente) e Elcival José de Souza Machado (vice-presidente).

Desafios pela frente

Flávio Roberto de Castro comentou que recebeu a notícia da reeleição com muita alegria. Segundo ele, sua gestão terá pela frente dois grandes desafios: estudar a fundo a reforma do novo Ensino Médio, que está sendo debatido no Congresso Nacional, e trabalhar pelo fortalecimento das instituições de ensino do Estado.

Para Fátima Gavioli, secretária de Educação do Estado, a competência dos profissionais que integram o CEE tem sido evidenciada nos últimos anos pela relevância das normativas aprovadas. “São importantes avanços que beneficiam todos os nossos estudantes”, frisou ela.

Objetivos

O Conselho Estadual de Educação é vinculado à Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e suas competências são estabelecidas pela Constituição Federal.

Criada com o objetivo de orientar a política educacional do Estado, a entidade tem como missão analisar e dar parecer a todos os processos relacionados ao sistema educativo de Goiás, seja da rede pública ou privada, segundo as determinações do Conselho Nacional de Educação (CNE).

(Texto: Maria José Rodrigues/Foto: Divulgação)