“Minha grande realização é cuidar das pessoas”, destaca governador Caiado ao inaugurar colégio estadual

Governo de Goiás investiu R$ 7,5 milhões na construção do prédio Padrão Século XXI no Residencial Maranata. Unidade escolar começará a funcionar no início do próximo ano letivo

O governador Ronaldo Caiado entregou nesta quinta-feira (30/11), em Rio Verde, mais uma escola Padrão Século XXI no município. O Colégio Estadual Doutor Luiz Braz da Silva ampliará a oferta de vagas na região do Residencial Maranata.

O novo colégio começará a funcionar no início do ano letivo de 2024, beneficiando inicialmente 900 alunos do Fundamental II e do Ensino Médio. A entrega da obra atende uma demanda antiga da região Nordeste da cidade de Rio Verde.

Durante a solenidade de inauguração, o governador destacou os investimentos feitos na área da educação nos últimos cinco anos. Ele lembrou que já foram destinados mais de R$ 7,4 bilhões para as unidades escolares estaduais e que hoje todas estão reformadas e bem equipadas.

Olhar para o futuro

Caiado também ressaltou que o governo estadual tem administrado o Estado com um olhar estratégico, referindo-se aos programas sociais e educacionais direcionados à população de baixa renda, como o Mães de Goiás, Dignidade Menstrual e Aluguel Social.

“Eu sou médico e gostaria que minha marca como gestor fosse o cuidado que nós temos com as pessoas, dando a elas perspectivas, dignidade e qualidade de vida”, afirmou. O governador também deu uma boa notícia aos estudantes, citando a ampliação do Bolsa Estudo. “A partir de 2024, nós vamos estender o benefício mensal [R$ 111,92] também para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental”.

Uniformes e novos materiais

Caiado comemorou também o saldo positivo das ações do governo estadual para incentivar a permanência dos estudantes na escola. Entre elas, ele citou o Bolsa Estudo, os kits de materiais escolares, os uniformes, tênis e mochilas e os chromebooks. Com isso, Goiás é destaque nacional como o segundo Estado brasileiro com menor índice de evasão no Ensino Médio.

Ao lado do governador, a coordenadora regional de Educação, Karen Proto, comentou que somente o Colégio Estadual Dr. Luiz Braz da Silva recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos. Conforme ela, R$ 7,5 milhões foram destinados à construção do prédio e o restante foi usado na aquisição de equipamentos para alunos e professores.

Padrão de excelência

A mais nova unidade escolar da rede estadual em Rio Verde foi construída no padrão Século XXI, um modelo de alto padrão. O prédio conta com três pavilhões, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, pátio coberto multiuso, cozinha e refeitório, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva coberta, vestiários, dois laboratórios (Informática e de Ciências), ampla área verde e vários espaços de convivência para estimular a interação.

O C. E. Dr. Luiz Braz da Silva é o terceiro colégio Padrão Século XXI inaugurado no município. O primeiro foi o CEPMG Sebastião do Vale, em outubro de 2021. Em maio de 2022 foi a vez do Colégio Estadual Eurico Veloso do Carmo, no Residencial Arco-Iris. Outra unidade escolar entregue pelo Governo de Goiás foi o Colégio Estadual Cunha Bastos, padrão Laje Plana com oito salas de aula. Juntas, as quatro unidades escolares somam investimentos da ordem de R$ 18,5 milhões.

Presenças e homenagem

Participaram da solenidade de inauguração do colégio, o prefeito da cidade, Paulo do Vale; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Idelson Mendes; o deputado estadual Lucas do Vale. Também estiveram presentes os familiares do homenageado com o nome da escola.

Luiz Braz da Silva é uma personalidade muito querida na região. Foi advogado, vereador, presidente da da Câmara Municipal da cidade e secretário municipal de Educação.

(Texto: Maria José Rodrigues. Foto: Solimar de Oliveira)