Goiás recebe visita de equipe do PNAE e do FNDE

Detalhes

Visita técnica para avaliação da qualidade da alimentação escolar foi feita ao Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ismael Silva de Jesus, no Bairro da Vitória, em Goiânia

 

A Gerência de Alimentação Escolar da Seduc Goiás acompanhou nesta terça-feira, (05/12), a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) em uma visita técnica ao Cepi Ismael Silva de Jesus, em Goiânia.

O Cecane é vinculado à Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, entre outras atribuições, tem como responsabilidade prestar assessoria técnica e monitorar a qualidade da alimentação escolar servida aos estudantes da rede pública.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de forma a garantir que os recursos públicos continuem sendo aplicados de forma correta e transparente na compra e distribuição da alimentação escolar.

 

Olhar apurado

Para o diretor do Cepi, Elienay Valeriano Leite, a presença das equipes do Cecane e do FNDE é muito importante porque assegura a correta execução do programa com vistas a garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. “Eles são muito qualificados e tem um olhar muito apurado. E isso contribui, inclusive, para nos dar maior segurança”, diz ele.

Terezilda Luiz da Silva, gerente de Alimentação Escolar da Seduc Goiás, destaca que as visitas técnicas do PNAE/FNDE e Cecane colaboram com a Seduc Goiás no sentido de fiscalizar a destinação correta dos recursos públicos.

A gerente ressalta ainda que o aluno é a prioridade da rede estadual de ensino. “Por isso trabalhando sempre com o intuito de oferecer segurança alimentar e uma alimentação cada vez mais saudável para todos eles”, acrescenta.

 

Denúncias 

Para garantir a qualidade da alimentação servida aos estudantes da rede estadual, a Seduc Goiás incluiu mais uma função ao aplicativo NETEscola em agosto deste ano. A partir da atualização do app, os alunos passaram a ter a possibilidade de avaliar e sugerir melhorias na merenda escolar por meio de um questionário. 

A função permite visualizar o cardápio, enviar imagens dos pratos de comida e propor melhorias na alimentação. A coleta de dados permite a identificação do nome da escola, do município e da Regional a que o aluno se refere. 

(Texto: Maria José Rodrigues/Foto: