“Só quem sabe ler vai ter voz na sociedade e só quem tem voz, tem vez”, destacou Fátima Gavioli na abertura da Flipiri

Secretária de Educação de Goiás participou da abertura da Feira Literária de Pirenópolis, que está sendo realizada de 6 a 9 de dezembro em vários espaços do centro histórico da cidade

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, foi uma das convidadas da cerimônia de abertura da Feira Literária de Pirenópolis (Flipiri), que movimenta a cidade de 6 a 9 de dezembro.

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (7/12) no auditório do Resort Quinta de Santa Bárbara. O evento reúne novos autores, escritores, ilustradores e o público em geral com o intuito de promover o gosto e o hábito da leitura.

A secretária usou sua história de vida como um exemplo do poder transformador da educação. "Sou de uma família extremamente humilde e não teria chegado aonde cheguei se não tivesse me esforçado e acreditado que era possível sim, vencer por meio do estudo", destacou.

Fátima Gavioli ressaltou ainda a importância da Feira Literária. Segundo ela, a iniciativa é fundamental para a formação de novos leitores. E nesse contexto, os professores também são essenciais. “O hábito da leitura precisa ser estimulado desde cedo para permanecer ao longo da vida. Eu tive excelentes professores que me despertaram para o prazer da leitura. E só quem sabe ler vai ter voz na sociedade e só quem tem voz, tem vez”, acrescentou.

Alfabetização na idade certa

A secretária de Educação lembrou também a contribuição do programa AlfaMais Goiás, realizado em regime de colaboração com os municípios para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

"Com essa iniciativa nós derrubamos, aqui em Goiás, a barreira que existia entre as redes estadual e municipal e hoje trabalhamos unidos para transformar a vida dessas crianças. Vocês estão plantando aqui uma semente; a semente do conhecimento”, completou.

Presidente do Instituto Cultural Casa de Autores e responsável pela curadoria literária da Feira, Maurício Melo Júnior frisou que a iniciativa aposta no poder transformador da palavra bem como na expansão dos horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por intermédio dos livros.

Sobre a Flipiri

Em sua 13ª edição, a Flipiri foi criada com a proposta de despertar e incentivar o gosto pela leitura por meio do encontro entre novos autores, escritores já renomados, ilustradores, intelectuais e a comunidade .

A feira também promove várias ações de formação de leitores com a participação de professores, gestores e alunos das redes estadual e municipal. A feira está sendo realizada em diversos espaços no Centro Histórico da cidade de 6 a 9 de dezembro e inclui diversas atividades literárias para vários tipos de público.

Presenças

A cerimônia de abertura oficial da Flipiri contou com as presenças do prefeito Nivaldo Melo; Márcia Áurea, secretária municipal de Educação; Adriano Curado, representando a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música; Iris Borges, coordenadora pedagógica da Flipiri; Luciano Almeida, coordenador regional de Educação de Anápolis; major Fontinelle, diretor do CEPMG Comendador Cristóvão de Oliveira, em Pirenópolis; Rebeca Vasquez, diretora do Ciranda da Arte; e Luzmaria Alcântara, gerente de Arte e Educação da Seduc Goiás.

(Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Alexandra Rita)

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com