“A maior emoção do ano”, declara o governador Ronaldo Caiado em premiação do programa Estudantes de Atitude

Prêmios da edição de 2023 somam R$ 570 mil. Escolas públicas estaduais vencedoras realizaram os melhores projetos de práticas de cidadania e iniciativas sociais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação  (Seduc/GO), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/GO), realizou, na manhã desta sexta-feira (08/12), a cerimônia de premiação do programa Estudantes de Atitude/2023. Foram premiados, ao todo, 47 unidades escolares, 5 coordenações regionais e 21 professores orientadores da rede pública estadual de ensino.

Os prêmios foram entregues pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que se emocionou ao ver a empolgação e dedicação dos estudantes da rede pública estadual com o programa. “Hoje, neste evento, senti a maior emoção do ano. É por meio de programas como este, que nós percebemos a mudança no conceito da Educação do nosso Estado,” afirmou Caiado.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou a mobilização em torno do programa. “A rede pública estadual fez uma grande mobilização para que o ‘Estudantes de Atitude’ fosse esse sucesso e o empenho e esforço das nossas escolas valeram muito. Os projetos são ótimos e até dificultaram a seleção dos vencedores”, celebrou a secretária.

Esta é a 4° edição do prêmio e para o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o programa desperta os estudantes para a importância da  participação social. “Escuto relatos dos alunos de que é importante ganhar o prêmio, mas, acima de tudo, ter a oportunidade de participar do projeto que faz a diferença na comunidade escolar e na sociedade, é uma sensação incrível,” destaca o controlador.

Nesta edição, mais de 40 mil alunos, de mais de 700 escolas públicas estaduais, de 219 municípios goianos, participaram da competição. Além do governador do Estado, Ronaldo Caiado, estiveram presentes no evento o vice-governador, Daniel Vilela; a secretária de Educação, Fátima Gavioli; o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, deputados estaduais, autoridades, professores, gestores, coordenadores regionais de Educação, além dos estudantes

Projetos premiados desta edição

Totalizando R$ 570 mil em prêmios, nesta edição do Estudantes de Atitude, a categoria Socioeducativa, selecionou como melhor projeto o “Galinheiro Sustentável”, do Colégio Estadual Mauro Alves Guimarães, de Formosa. Classificado em 1° lugar, este projeto, estabeleceu uma parceria com a comunidade para a construção de um galinheiro, visando aproveitar os recursos adquiridos com a venda de produção excedente.

Foi entregue, também, o prêmio para o Coordenador de Atitude que, neste ano, é da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás. Outras quatro coordenações regionais que se destacaram de acordo com o índice de adesão e engajamento, também receberam prêmio em dinheiro.

A etapa regional premiou 40 unidades escolares. Já a etapa estadual, selecionou como 1° lugar o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dionária Rocha, de Itumbiara, que se empenhou na promoção da conscientização sobre sustentabilidade e coleta seletiva. O 2° lugar foi alcançado pelo Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gercina Borges Teixeira, de Caiapônia; e, o 3° colocado, foi o Cepi Bartolomeu Bueno da Silva, de Paranaiguara. Outras duas escolas ficaram em 4ª e 5ª colocações.

Sobre o programa Estudantes de Atitude

O programa Estudantes de Atitude é promovido pela CGE/GO, em parceria com a Seduc/GO. O objetivo é incentivar alunos, professores e comunidade escolar, a realizarem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.

A competição é realizada entre as escolas públicas estaduais e a ideia da premiação é reconhecer os melhores projetos desenvolvidos e que trazem boas transformações à realidade do ambiente escolar e da comunidade. A premiação inclui até R$ 25 mil por escola e viagens.

(Texto: Isadora Ribeiro - Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Alexandra Rita)