Novidades do Programa Ser Goiás para 2024 são apresentadas no II Fórum Crescer

Ampliação da produção de videoaulas, lançamento de websérie e aumento na quantidade de quizzes e desafios, foram apresentados neste segundo fórum da Educação

Em 2023, a plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (Ser Goiás) alcançou a marca de 100% de acessos em todo o Estado. Para apresentar esse e outros resultados do programa, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), em parceria com a Fundação Sagres, promoveu, na manhã desta terça-feira (12/12), o II Fórum Crescer.

Esta edição do fórum contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, servidores da Educação e a equipe da Sagres. Também participaram assessores pedagógicos, professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual que utilizam a plataforma.

Mais de 300 mil estudantes estão sendo beneficiados com o programa de recuperação da aprendizagem Ser Goiás. De acordo com a apresentação dos dados das ações alcançadas neste ano, o programa registrou um engajamento médio de 90% dos jovens.

Desde sua criação, o Ser Goiás produziu mais de 900 videoaulas interativas e mais de 6 mil desafios. Neste ano, foram trabalhados 19 descritores de Língua Portuguesa e Matemática, o que gerou apoio pedagógico aos estudantes de 9° ano nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).

Para o estudante Leonardo Barros, que está saindo do 9° ano do Ensino Fundamental e indo para a 1° série do Ensino Médio, os conteúdos ofertados foram importantes. Aluno do Colégio Estadual Estrela do Sul, em Aparecida de Goiânia, Leonardo destacou que a utilização do programa ajudou na sua aprendizagem.

“Eu posso dizer que usei bastante a plataforma Ser Goiás e, realmente, as aulas disponibilizadas são muito boas. Tanto em Língua Portuguesa e Matemática, consegui aprender aquilo que estava perdido,” destacou o Leonardo.

Novidades para 2024

Disponibilizado por meio da plataforma NetEscola, o Ser Goiás busca oferecer suporte aos estudantes e professores, por meio da criação e disponibilização de conteúdo multimídia, curricular e pedagógico. Desenvolvido para as turmas de 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual, no próximo ano letivo, a plataforma ficará à disposição dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental das redes públicas municipais de Educação.

Para 2024, o programa tem como meta ampliar a produção de videoaulas, passando a ser 58 por mês, e a quantidade de desafios, que passa para 358, além de ampliar, também, a experiência do Desafio Crescer para as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A disponibilização de fichas para sugestões de uso dos objetos digitais para os professores também é algo novo.

Outra novidade apresentada no II Fórum Crescer foi o lançamento da websérie ‘Só Vem: Conectando Propósitos’. Trata-se de uma produção audiovisual em multiplataforma gamificada, voltada para as turmas de 8 ° e 9° anos do Ensino Fundamental, com o objetivo incentivar os estudantes ao desenvolvimento do seu projeto de vida.

(Texto: Isadora Ribeiro - Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Cássio)