Secretaria da Educação promove pela primeira vez Capacitação de Treinadores do Projeto Desporto Educa

Participaram da formação 122 professores do projeto, juntamente com 40 articuladores das Coordenações Regionais de Educação de todo o estado

“Um projeto que vai além da vivência do esporte escolar, mas que auxilia no foco dos alunos para o Enem, no combate à evasão e, inclusive, no combate à violência”. Assim afirma a secretária de Educação, Fátima Gavioli, acerca do Projeto Desporto Educa, na 1ª Capacitação de Treinadores, ocorrida nos dias 01 e 02 de fevereiro.

Segundo a secretária, a iniciativa também proporciona uma união de sucesso entre prática desportiva e uma melhor convivência em sala de aula.

Além da participação da secretária, a primeira edição do evento contou com palestra ministrada pelo coordenador de Esporte e Lazer de Cidade Ocidental-GO, Luiz Henrique Vasques, com o tema “A importância do Desporto Escolar para o desenvolvimento integral do estudante”. Também palestrou no evento a gerente de Desporto da Seduc/GO, Elaine Silveira, com a temática “Desporto Educa: Impactos e projeções”.

Com o tema “Estratégias para a Inclusão no Desporto Educa”, o membro do Comitê Paralímpico Brasileiro, José Agtônio Guedes Dantas, fechou a jornada de palestras da formação. O evento foi encerrado com a apresentação de cases de sucesso nas vivências do desporto escolar por meio do projeto, com fala de seis professores de Educação Física da rede pública estadual de Goiás. A diretora pedagógica da Seduc/GO Alessandra de Almeida e o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Marco Maia também estiveram presentes no evento.

Formação é um marco para o Desporto Escolar em Goiás

A alegria em participar dessa capacitação, para o professor de Educação Física, Roydner Rodrigues, é grande. Com 28 anos de atuação na Educação, o professor do Colégio Estadual João Netto de Campos, de Catalão-GO, comenta que é a primeira vez que ocorre uma formação para treinadores de toda a rede estadual de Goiás.

Segundo ele, que está à frente do projeto em sua escola desde sua implantação, a iniciativa contribui na troca de experiências e conhecimento entre professores, bem como na busca por melhores soluções para desafios comuns aos treinadores.

“Sou um amante desse projeto, porque é fantástico ver a evolução dos alunos participantes. Por exemplo, geralmente, aquele aluno largado dentro da sala de aula, que trazemos para o Desporto Educa e o incentivamos a participar, é o que desenvolve um brilho diferente. É como trazer amor para a vida dele de novo, ânimo mesmo”, celebra o professor.

O educador conta que estas aulas, na vida dos alunos, contribuem para um crescimento emocional, físico e, principalmente, de aprendizado. E não só na área esportiva, mas também na questão disciplinar, reduzindo episódios de violência, como ressaltou a secretária Fátima Gavioli em sua fala. O aumento na carga horária das aulas é um fator vantajoso nessa empreitada, segundo o professor.

Ele explica que, no início das atividades do projeto, eram poucas as aulas que podiam ser ministradas. “Hoje, podemos dar até 16 aulas”. Para além deste aumento de carga horária, lembrada por Roydner, o governo estadual também está investindo na qualificação de espaços esportivos. Conforme publicado no site da Seduc/GO, agora em janeiro, Governo de Goiás investe mais de R$ 4 milhões na qualificação de espaços para a prática do Desporto Escolar, 20 colégios estaduais já estão sendo beneficiados.

O Projeto

Instituído em 2020, o Projeto Desporto Educa visa promover a identificação de talentos esportivos e despertar o interesse nos estudantes das escolas públicas estaduais pelos valores olímpicos e paralímpicos, aplicáveis não somente aos jogos e competições, mas também à sociedade. Além disso, contribui para a sociabilização dos alunos, estimula hábitos de vida saudáveis e eleva os níveis de competitividade e a participação em competições esportivas.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO / Fotografias: Solimar Oliveira)