GoFuture: Projeto-piloto para estudantes do Ensino Médio foi lançado na última sexta-feira (1°/03)
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Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) tem como foco incentivar o Protagonismo Juvenil nas unidades escolares
Trabalhar o protagonismo dos jovens dentro do ambiente escolar é dar a oportunidade de reconhecer o poder transformador e mobilizador da juventude em suas comunidades.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Coordenação de Juventudes, lançou, na última sexta-feira (1°/03), o projeto GoFuture.
O projeto-piloto é destinado aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Educação e visa potencializar as habilidades já existentes de cada aluno e mostrar a força que os jovens têm de transformar e melhorar suas histórias, suas realidades e suas comunidades.
Inicialmente, a ação será implantada em seis unidades escolares de Goiânia, cinco de tempo integral e uma regular. São elas: Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Deputado José Luciano; Cepi Olga Mansur; Cepi Professor Pedro Gomes; Cepi Pré-Univesitário; Cepi Ary Ribeiro Valadão Filho e o Colégio Estadual Jardim Europa.
Desenvolvimento pedagógico
Participam dez alunos de cada instituição de ensino, que apresentam o perfil ‘protagonista’ e que foram selecionados pelos gestores escolares. A iniciativa vai garantir que estes jovens obtenham conteúdos por meio de um canal no Youtube, podcast e ações presenciais, de acordo com as capacidades de cada um, além de receberem acompanhamento no seu desenvolvimento pedagógico.
De acordo com o coordenador de Juventudes da Seduc/GO, Welliton Correia, o GoFuture está chegando para fortalecer o protagonismo juvenil dentro das escolas. “A partir deste projeto, vamos conseguir acompanhar de perto a evolução de cada estudante e seu rendimento escolar ao longo do ano letivo,” esclarece.
Grandes expectativas
O GoFuture vai incentivar os estudantes a desempenharem cada vez mais o papel de protagonistas. É assim que o chefe de gabinete da Seduc/GO, Lucca Perdigão, visualiza a ação. “São os próprios alunos que são os agentes transformadores. Eles que vão falar, dialogar e produzir os conteúdos para a plataforma do GoFuture,” explica.
Lucca explica também que o projeto parte de uma iniciativa voluntária e se a proposta trouxer bons resultados, será levada para o governo estadual ampliá-la em todas as escolas,” destaca ele.
Para Matheus Matos, estudante da 3° série do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Europa, a expectativa também é grande. De acordo com ele, só pelo evento de lançamento já foi possível perceber que o projeto vai ser bem envolvente. “Eu quero fazer Medicina, então acredito que o GoFuture vai me ajudar a conquistar o meu objetivo, até porque, nós (que estamos aqui) já somos protagonistas,” destaca o aluno.
Texto: Isadora Ribeiro / Fotos: Vitória Pacheco