Mediadores do Programa GoiásTec participam de Encontro de Formação Continuada, em Caldas Novas
- Detalhes
Formação visa qualificar os profissionais que atuam no programa, capacitando para a mediação presencial do processo de ensino-aprendizagem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) realiza, entre os dias 4 e 8 de março, o 3º Encontro de Formação Continuada para Profissionais do Ensino Mediado GoiásTec 2024. O evento reúne supervisores do Ensino Médio e professores mediadores do GoiásTec em uma capacitação para mediar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
A formação é composta por atividades formativas, que visam aprimorar as habilidades dos profissionais da Educação que atuam na mediação das turmas. Na programação, estão inclusos um painel de experiências; oficinas sobre o Método Zoop (Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos) e a Aprendizagem Baseada em Problemas; palestras sobre o ensino mediado no Brasil e o uso da tecnologia; e a pactuação das metas para os anos de 2024 e 2025.
Para viabilizar a logística, os participantes foram divididos em duas turmas. A primeira turma reunirá as equipes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) de Campos Belos, Ceres, Formosa, Goiás, Iporá, Itaberaí, Itapaci, Itapuranga, Jussara, Minaçu, Mineiros, Piranhas, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Rubiataba, Santa Helena, São Miguel do Araguaia e Uruaçu, entre nos dias 4 e 6 de março, em Caldas Novas.
Na segunda turma, que se iniciará no dia 6 e irá até o dia 8, estarão presentes equipes de Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goianésia, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Morrinhas, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Pires do Rio, Planaltina, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Silvânia e Trindade.
O GoiásTec
O programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos é uma iniciativa do Governo de Goiás que visa oferecer o Ensino Médio em unidades escolares da zona rural, distritos e regiões de difícil acesso.
Nesse modelo, os estudantes continuam indo à escola e acompanham as aulas transmitidas via satélite. Na sala de aula, os alunos contam com um professor mediador, que tem o papel de auxiliar os educandos e facilitar a comunicação com o professor do estúdio. Lançado no início de 2020, o programa abrange diferentes tipos de públicos, que vão desde menores de 18 anos até idosos.